NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

CATL lança a bateria super híbrida Freevoy, inaugurando uma nova era de viagens sustentáveis

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de outubro de 2024

PR NEWSWIRE

PEQUIM, 25 de outubro de 2024 /PRNewswire/ — Em 24 de outubro de 2024, a CATL lançou a Bateria Super Híbrida Freevoy, a primeira bateria para veículos híbridos do mundo a atingir um alcance elétrico puro de mais de 400 quilômetros e carregamento super rápido 4C, inaugurando uma nova era para baterias EREV e PHEV de alta capacidade.

Por ser uma solução transformadora, a Freevoy redefine as baterias de PHEV e EREV

Com os EREVs (veículos elétricos de autonomia estendida) e os PHEVs (veículos elétricos híbridos plug-in) ganhando destaque no mercado de veículos de energia limpa, os consumidores têm se mostrado cada vez mais frustrados com suas experiências insatisfatórias com esses veículos puramente elétricos. A autonomia curta, o carregamento lento e o desempenho reduzido em baixas temperaturas tornaram-se desafios críticos que exigem soluções imediatas.

Desenvolvida para veículos híbridos dos tipos EREV e PHEV, a CATL Freevoy dispensa os motoristas da necessidade constante de recarga, uma desvantagem comum dos veículos híbridos atuais, oferecendo a conveniência de uma única recarga para abastecer uma semana inteira de deslocamento. Além disso, ela oferece velocidades de carregamento impressionantes, proporcionando mais de 280 quilômetros de autonomia em 10 minutos de carregamento, acabando de vez com a ansiedade de autonomia dos proprietários de EREVs e PHEVs.

Por trás da notável autonomia e do carregamento ultrarrápido existem avanços tecnológicos constantes. Gao Huan, Diretor de Tecnologia do Negócio de Carros Elétricos da CATL na China, fez uma apresentação detalhada das características inovadoras do Freevoy durante o evento de lançamento.

A Freevoy emprega uma tecnologia de modificação de superfície no material do cátodo, aliada a uma formulação inovadora de eletrólito de alta tensão, para criar uma nano camada protetora. Isso praticamente elimina as reações colaterais dentro da camada ativa. A integração de partículas de alta atividade e estado de excitação no material do cátodo aumenta significativamente a eficiência do transporte de íons de lítio dentro do material. Com o suporte do modelo full-scene de alta precisão do Estado de Carga (SOC) desenvolvido pela CATL e a atualização do algoritmo e do hardware inteligentes do Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS), a precisão do controle do SOC da Freevoy foi aumentada em 40%, e a taxa de utilização elétrica pura geral aumentou em mais de 10%, atingindo uma autonomia puramente elétrica de mais de 400 km. Ao mesmo tempo, a CATL fez a análise dos dados do modelo das características de polarização de carga-descarga da bateria, previu com precisão a capacidade de descarga futura da bateria e criou uma estratégia de controle e previsão de energia em vários níveis para a bateria, melhorando em 20% o desempenho energético dos veículos híbridos.

Além disso, a CATL conseguiu aplicar com sucesso sua tecnologia de carregamento ultrarrápido 4C na Freevoy, atingindo uma autonomia de mais de 280 quilômetros em 10 minutos de carregamento. O transporte dos íons de lítio é facilitado pela aplicação da tecnologia de revestimento do condutor de íons rápidos do cátodo, grafite de carregamento rápido de segunda geração e novas tecnologias de nano-revestimento do ânodo, design dos eletrodos em camadas multigradientes e uma nova formulação de eletrólito de condutividade ultra-alta, permitindo que os veículos híbridos ofereçam a melhor experiência de carregamento, igual à dos veículos exclusivamente elétricos.

A tecnologia de bateria de íons de sódio da CATL também foi implementada na Freevoy, acabando com as limitações de baixa temperatura dos veículos de energia limpa. A tecnologia alcança a capacidade de descarga em ambientes extremamente frios de até -40 graus Celsius, capacidade de carregamento a até -30 graus Celsius e mantém uma experiência de direção perfeita a até -20 graus Celsius, comparável a temperaturas normais.

Para melhorar ainda mais o desempenho da Freevoy em baixas temperaturas, a CATL introduziu três inovações tecnológicas importantes centradas na tecnologia de baterias de íons de sódio.

Primeiro, aproveitando a tecnologia pioneira de integração de sistemas de baterias AB da CATL, a Freevoy combina baterias de íons de sódio e baterias de íons de lítio em uma proporção e disposição definidas, com conexões mistas, seriais e paralelas que aumentam em 5% a faixa de baixa temperatura. Em segundo lugar, a CATL usa a bateria de íons de sódio como referência de SOC para o monitoramento do sistema de bateria AB para auxiliar na calibração do nível de carga da bateria de íons de lítio. Isso aumenta em 30% a precisão do controle do sistema, acrescentando mais de 10 quilômetros à autonomia exclusivamente elétrica. Ao tratar das disparidades de desempenho intrínsecas entre as baterias de íon-lítio e as baterias de íon-sódio em baixas temperaturas, a CATL desenvolveu uma tecnologia de BMS precisa para todas as faixas de temperatura. Essa tecnologia emprega o gerenciamento zonal direcionado para sistemas químicos distintos 24 horas por dia, atenuando efetivamente problemas como a previsão imprecisa da carga ou a redução do desempenho energético em ambientes adversos de alta e baixa temperatura.

O desempenho impressionante da Freevoy reside em sua excepcional confiabilidade e segurança. A CATL criou um sistema robusto de gerenciamento e avaliação da confiabilidade, começando com a seleção de materiais e o design molecular e abrangendo estruturas de proteção em vários níveis, processos de fabricação extremos, testes e validação completos e mecanismos de alerta antecipado orientados por big data.

A Freevoy já foi usada em vários modelos de diversas marcas, incluindo Li Auto, AVATR, DEEPAL, CHANGAN NEVO e NETA. Até 2025, deverão ser lançados e entregues 30 modelos de veículos híbridos de marcas como Geely, Chery, GAC e VOYAH, equipados com a bateria Freevoy da CATL.

O lançamento da Freevoy é mais uma conquista que a CATL trouxe para o setor com seu compromisso inabalável de proporcionar aos consumidores experiências de condução superiores. Em relação ao futuro, a CATL continuará se dedicando a ampliar os limites da inovação tecnológica, proporcionando experiências inigualáveis em energia limpa e acelerando a mudança em direção à eletrificação total.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2539626/CATL_Freevoy_Super_Hybrid_Battery_provides_over_280_kilometers_of_range_on_10_minutes_of_charging.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2539627/CATL_Freevoy_Super_Hybrid_Battery.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2539628/Gao_Huan__CTO_of_CATL_s_China_E_car_Business.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/catl-lanca-a-bateria-super-hibrida-freevoy-inaugurando-uma-nova-era-de-viagens-sustentaveis-302287431.html

FONTE Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL)

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe