NAvegue pelos canais

Prêmio Aurora 2025 para o Despertar da Humanidade é concedido ao Dr. Jamal Eltaeb

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de novembro de 2025

Chefe do Hospital Al Nao no Sudão reconhecido por manter cuidados médicos essenciais em meio à guerra civil
e salvar centenas de vidas

NOVA YORK, 10 de novembro de 2025 /PRNewswire/ — A Iniciativa Humanitária Aurora anunciou na noite de quinta-feira que Dr. Jamal Eltaeb foi nomeado Laureado do Prêmio Aurora 2025. O Prêmio Aurora de US$ 1 milhão para o Despertar da Humanidade homenageia indivíduos que arriscam suas vidas para salvar outras pessoas. Este ano, a Aurora reconhece a coragem extraordinária e a firme dedicação do Dr. Eltaeb em oferecer cuidados às pessoas presas em meio a conflitos.

Em meio à devastadora guerra civil do Sudão e ao colapso quase total do sistema de saúde do país, o Dr. Eltaeb manteve o Hospital Al Nao em Omdurman operando como um dos últimos hospitais de referência em funcionamento na grande Cartumum testemunho de sua resiliência e liderança sob fogo cruzado.

“Ao crescer, vi como a vida pode ser frágil e quanta diferença o cuidado e o conhecimento de uma pessoa podem fazer. Eu queria ser médico porque queria atender as pessoas em seus momentos mais vulneráveis”, disse o Dr. Eltaeb. “O Prêmio Aurora incentiva médicos, professores, humanitários e pessoas comuns em todos os lugares a continuar, sabendo que seu esforço é importante. É um lembrete de que a coragem de uma pessoa pode inspirar mudanças e que a compaixão tem o poder de curar. Mesmo o menor ato de bondade pode trazer esperança.”

“Em um momento em que a indiferença está se espalhando e a compaixão está sob cerco, o Dr. Eltaeb é a prova viva de que a humanidade não está perdida”, disse Noubar Afeyan, cofundador e presidente do Conselho de Administração da Iniciativa Humanitária Aurora e fundador e CEO da Flagship Pioneering. “Em um mundo onde os ‘desumanitários’ muitas vezes dominam as manchetes, o Dr. Eltaeb nos lembra que o espírito humanitário perdura — e que cada um de nós tem a responsabilidade de mantê-lo vivo.”

O Laureado de 2025 foi anunciado na Cerimônia do Prêmio Aurora realizada em Ellis Island, um símbolo de refúgio e renovação, marcando dez anos do esforço global da Aurora para destacar os humanitários de base.

O Dr. Eltaeb foi selecionado através de um processo que considerou mais de 800 indicações. Como laureado do Prêmio Aurora de 2025, ele receberá um prêmio de US$ 1 milhão para expandir seu trabalho e também apoiar outros líderes locais e organizações de base ajudando as comunidades necessitadas.

“Diante de perigos e privações inimagináveis, o Dr. Eltaeb mostrou como é a verdadeira liderança humanitária”, disse Lord Ara Darzi, presidente do Comitê de Seleção do Prêmio Aurora e codiretor do Instituto de Inovação em Saúde Global do Imperial College London. “Aurora tem a honra de apoiar sua missão e destacar a resiliência desses conflitos duradouros. O altruísmo do Dr. Eltaeb nos lembra que, mesmo em meio à guerra, a humanidade pode prevalecer.”

Desde a escalada do conflito no Sudão em abril de 2023, o Dr. Eltaeb enfrentou repetidos bombardeios, colapso de infraestrutura e a grave escassez de eletricidade e suprimentos médicos, incluindo anestesia, garantindo que centenas de pacientes feridos, deslocados e gravemente doentes continuassem a receber cuidados. Sob sua liderança, o Hospital Al Nao tornou-se uma tábua de salvação para a comunidade, incorporando resiliência, solidariedade e dedicação inabalável para salvar vidas nas condições mais desafiadoras.

“Dr. Eltaeb incorpora o princípio de recusar a indiferença”, disse Chelsea Clinton, membro do Comitê de Seleção do Prêmio Aurora e vice-presidente da Fundação Clinton e da Iniciativa Clinton de Acesso à Saúde. “Seu compromisso com a humanidade não está apenas em salvar vidas, mas em sustentar o fio crítico de dignidade e cuidado de uma comunidade durante um dos conflitos mais devastadores do Sudão”.

A cerimônia também reconheceu os destacados Humanitários Aurora de 2025, Sally Becker, Dr. Zouhair Lahna, e Dr. Jill Seaman, e homenageou filantropos que exemplificam o valor central da Aurora de “Gratidão em Ação:” Henrietta H. Fore, Graça Machel, Michael Milken, e David Rubenstein.

Comemorando uma década de impacto em 2025, o Prêmio Aurora de Despertar da Humanidade é um programa emblemático da Iniciativa Humanitária Aurora, fundada em nome dos sobreviventes do Genocídio Armênio e em gratidão aos seus salvadores. A Aurora amplifica as vozes daqueles que estão na linha de frente das crises da humanidade e fornece os recursos para ajudá-los a dimensionar seu impacto por meio da Gratidão em Ação. Enraizada na crença de que há um humano em cada humanitário e um humanitário em cada ser humano, a Aurora inspira pessoas ao redor do mundo a agir com coragem e bondade.

Sobre a Iniciativa Humanitária Aurora

A Iniciativa Humanitária Aurora catalisa o trabalho que salva vidas, celebrando e apoiando humanitários excepcionais em todo o mundo. A Aurora foi fundada em nome dos sobreviventes do Genocídio Armênio e em gratidão aos seus salvadores. Ao longo da última década, a organização construiu uma rede global e apoiou mais de 3,5 milhões de pessoas afetadas por crises humanitárias. Ao financiar humanitários em todo o mundo que continuam o ciclo de doação, este trabalho contribui para a proliferação do humanitarismo no futuro. Para obter mais informações, acesse www.AuroraHumanitarian.org.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2817123/Aurora_Humanitarian_Initiative_Dr_Jamal_Eltaeb.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2817124/Aurora_Humanitarian_Initiative_Prize_Ceremony.jpg
Logo – https://mma.prnewswire.com/media/2662832/AHI_Logo.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/premio-aurora-2025-para-o-despertar-da-humanidade-e-concedido-ao-dr-jamal-eltaeb-302610244.html

FONTE Aurora Humanitarian Initiative

Tópicos Relacionados: Médico / Farmacêutico, Prêmios, Saúde/Hospitais

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe