NAvegue pelos canais

O Festival das Lanternas de Chang’an começa em 2026 com espetáculos de luz épicos para a primavera

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de janeiro de 2026

XI’AN, China, 12 de janeiro de 2026 /PRNewswire/ — Recentemente, a cerimônia de abertura do Festival das Lanternas de Chang’ an 2026, com o tema “Milhares de lanternas brilhando em Chang’an e acolhendo a primavera com cavalos”, foi realizada na cidade histórica de Xi’ an, na China.

Xi'an dá início ao Festival das Lanternas de Chang' an de 2026 com espetáculos de luz épicos para a primavera. (PRNewsfoto/Xi'an Municipal Government)

O Festival, que costumava abrir para o Festival da Primavera e foi antecipado este ano, combina a herança cultural milenar da cidade com a iluminação espetacular moderna para desdobrar uma esplêndida vitrine de lanternas de 96 dias que abrange os três festivais de Ano Novo, Festival da Primavera e Festival das Lanternas, recriando o espetáculo da Dinastia Tang de “uma noite incandescente com noites florescentes, uma cidade iluminada com árvores de fogo e flores prateadas”.

O Festival das Lanternas de Chang’an deste ano apresenta dois locais principais: o Jardim Da Tang Furong (Paraíso Tang) e a Muralha da Cidade de Xi’ an, apresentados através de narrativas entrelaçadas de terra e água.

Centrado em três temas principais — “Tesouros Nacionais Revitalizados”, “Encanto Poético de Chang’an” e “Cavalo do Zodíaco Galopante” — o festival no local da Muralha da Cidade de Xi’ an tece relíquias culturais, poesia e tradição do zodíaco em uma tapeçaria deslumbrante. Mais de 50 tesouros nacionais dos principais museus foram reimaginados digital e artesanalmente, saindo das salas de exposição e entrando na antiga muralha. Durante o Festival da Primavera, o mercado “Cem becos, mil poemas” será realizado no Portão Yongning, mostrando totalmente o charme cultural de Xi’an como a “Capital da Poesia Tang”, onde os versos transcendem o tempo e o espaço.

O festival no Jardim Da Tang Furong continua até 6 de abril. Possui 39 grupos de lanternas com temas de poesia Tang que transformam mais de 300 poemas clássicos em pergaminhos imersivos de luz e sombra. Mais de 30 artesanatos de patrimônio cultural imaterial, como bordados de Suzhou, tecelagem de bambu e maquiagem facial de ópera tradicional, estão engenhosamente integrados aos designs das lanternas. Durante o dia, os visitantes globais podem desfrutar de jogos tradicionais chineses, como pitch-pot (touhu) e boliche de quinze pinos, além de apresentações ao vivo de óperas clássicas. À noite, os viajantes podem experimentar espetaculares exibições de panelas de fogo à base de água, shows de luzes laser, apresentações de fontes e shows interativos.

Nos últimos dois anos, o Festival das Lanternas de Chang’an atravessou montanhas e mares para se tornar parte de eventos culturais conjuntos com os cinco países da Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão). Também viajou para o exterior para compartilhar o romance único de estilo chinês nos Estados Unidos, Singapura e Malásia.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2859323/image.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/o-festival-das-lanternas-de-changan-comeca-em-2026-com-espetaculos-de-luz-epicos-para-a-primavera-302658730.html

FONTE Xi’an Municipal Government

Tópicos Relacionados: Arte, Cultura e Design, Entretenimento

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe