NAvegue pelos canais

Inflação, juros e câmbio: saiba como usar os indicadores a seu favor nas transações internacionais

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de agosto de 2025

Especialista da Remessa Online explica a melhor forma de enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples e dá dicas do melhor momento para realizar cada transação

SÃO PAULO, 21 de agosto de 2025 /PRNewswire/ — Em tempos de transações financeiras cada vez mais globais, quem envia ou recebe dinheiro do exterior precisa estar atento a três variáveis que impactam diretamente o valor final da operação: juros, inflação e câmbio. Entender como esses fatores se relacionam pode ajudar a escolher o momento mais vantajoso para movimentar recursos entre países.

De acordo com André Galhardo, economista especialista em mercado financeiro e consultor da Remessa Online, maior plataforma brasileira de transferências de moeda internacional, inflação, juros e câmbio estão conectados e formam a base para a tomada de decisão em operações internacionais.

“Quando os juros sobem no Brasil, o país se torna mais atrativo para investidores estrangeiros, o que valoriza o real e barateia o dólar. Já em momentos de queda de juros ou instabilidade, ocorre o oposto: o real perde força e o dólar sobe”, explica Galhardo.

Como cada variável interfere

  • Inflação: quando está alta, reduz o poder de compra da moeda, elevando a necessidade de ajustes por parte dos bancos centrais.
  • Juros: são usados para conter a inflação. Juros mais altos atraem investidores estrangeiros, fortalecendo o real.
  • Câmbio: reflete esses movimentos. Dólar mais barato ou mais caro depende da atratividade do Brasil em relação a outros mercados.

Melhores momentos para movimentar dinheiro

Segundo Galhardo, acompanhar os indicadores ajuda a identificar boas oportunidades.

Para receber dinheiro do exterior:

  • Quando o dólar está alto em relação ao real;
  • Quando os juros no Brasil estão baixos ou caindo;
  • Quando há instabilidade econômica no Brasil ou alta de juros nos EUA.

Para enviar dinheiro ao exterior:

  • Quando o dólar está baixo em relação ao real;
  • Quando os juros no Brasil estão elevados e atraem dólares;
  • Quando o cenário econômico brasileiro está estável, com inflação sob controle.

Como acompanhar

Além de observar as decisões do Copom (no Brasil) e do Federal Reserve (nos EUA), indicadores como IPCA e CPI oferecem pistas sobre os rumos da economia. Plataformas digitais e aplicativos que mostram a cotação do dólar em tempo real também são aliados para identificar o momento mais adequado para a operação.

“Não é preciso ser economista para acompanhar esses sinais. Com informação, é possível economizar e planejar melhor as transações internacionais”, reforça Galhardo.

O conhecimento sobre a relação entre inflação, juros e câmbio permite ao público tomar decisões mais estratégicas na hora de enviar ou receber dinheiro do exterior. Na dúvida, recorrer a especialistas ou a plataformas com ferramentas de análise pode transformar a economia em aliada.

Sobre a Remessa Online

A Remessa Online é uma empresa brasileira especializada em soluções financeiras internacionais. Fundada em 2016 e parte do grupo EBANX desde 2021, oferece serviços de transferências internacionais e integração de soluções via API para pessoas físicas, outras empresas e parceiros. Com presença nacional e alcance global, a Remessa Online já conectou milhões de brasileiros a mais de 100 países, combinando tecnologia, segurança e taxas acessíveis para simplificar o acesso a oportunidades no exterior.

Saiba mais em: www.remessaonline.com.br

Siga a Remessa Online no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/remessaonline/

Contato: raphael@capitalinformacao.com.br  

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/inflacao-juros-e-cambio-saiba-como-usar-os-indicadores-a-seu-favor-nas-transacoes-internacionais-302536148.html

FONTE Remessa Online

Tópicos Relacionados: Serviços Bancários/Financeiros

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe