NAvegue pelos canais

História feita: Deep Sky Alpha inicia operações com o primeiro armazenamento de CO2 da América do Norte via captura direta do ar na atmosfera

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de agosto de 2025

Um ano após o início, a Deep Sky atinge um marco global na remoção de carbono

INNISFAIL, ALBERTA, 21 de agosto de 2025 /PRNewswire/ — A Deep Sky, principal desenvolvedora de projetos de remoção de carbono do Canadá, anunciou hoje que a Deep Sky Alpha iniciou oficialmente suas operações, marcando o início bem-sucedido da remoção de carbono e o primeiro sequestro de CO? da América do Norte capturado diretamente da atmosfera.

Localizado em 5 acres em um parque industrial em Innisfail, Alberta, o Deep Sky Alpha passou de inovador para operacional em apenas 12 meses, demonstrando a rápida implantação de infraestrutura climática. A instalação reúne várias tecnologias de captura direta de ar (DAC), permitindo escala, velocidade e inovação. O Alpha permite operações reais e a otimização de várias tecnologias sob condições idênticas, acelerando o caminho do setor para a remoção de carbono escalável e econômica.

“Este é um momento decisivo, não apenas para a Deep Sky, mas para o setor global de remoção de carbono”, disse Alex Petre, CEO da Deep Sky. “Em apenas um ano, passamos da fase de abertura de terreno para a extração de carbono do céu e seu bloqueio definitivo no subsolo. Empresas de todo o mundo estão em busca de remoção de carbono durável e de alta qualidade para compensar as pegadas de carbono. Com o Deep Sky Alpha, estamos provando que isso não só é possível, como já é uma realidade.”

Com esse marco, o Deep Sky Alpha se torna a primeira instalação de DAC na América do Norte a sequestrar CO? no subsolo. O CO? capturado no Deep Sky Alpha é permanentemente armazenado no subsolo em formações geológicas profundas chamadas aquíferos salinos, que são abundantes em Alberta, o que o torna uma solução fundamental para emissões difíceis de serem eliminadas e compromissos de zero líquido.

“Alberta continua a liderar o caminho para atrair inovação de primeira classe, e este é um exemplo de outra empresa que escolheu Alberta devido à nossa mão de obra qualificada, ao nosso forte sistema regulatório e ao nosso compromisso com o desenvolvimento responsável”, afirmou Rebecca Schulz, Ministra do Meio Ambiente e Áreas Protegidas. “Estamos orgulhosos de ver as empresas investindo aqui ? e provando mais uma vez que Alberta é o melhor lugar do mundo para construir, inovar e crescer.”

O CO? capturado vem de várias unidades de Captação Direta de Ar no local de todo o mundo ? com unidades adicionais sendo instaladas neste outono e espaço para até 10 unidades no total. As principais unidades que estão atualmente em fase de implementação incluem a Airhive e a Mission Zero Technologies, sediadas no Reino Unido, e a Skyrenu, sediada em Quebec. As unidades DAC subsequentes serão instaladas neste outono e inverno.

A localização estratégica do Deep Sky Alpha em Innisfail, Alberta, fornece acesso à energia renovável e proximidade com armazenamento geológico permanente. A instalação, totalmente alimentada por energia solar, capturará 3.000 toneladas de CO? anualmente. O projeto gerou mais de 110 empregos na construção civil e empregará aproximadamente 15 operadores em tempo integral. O monitoramento do progresso de captura e sequestro do Alpha será realizado continuamente usando software proprietário e estará disponível no site da Deep Sky.

O Deep Sky Alpha representa o primeiro passo de um esforço mundial de remoção de carbono que está sendo desenvolvido pela Deep Sky, com projetos de grande escala já em andamento em Alberta, Quebec e outros locais. O marco se baseia na recente doação de US$ 40 milhões da Deep Sky do Breakthrough Energy Catalyst e nos contratos de compra de crédito de remoção de carbono com compradores, incluindo a Microsoft e o Royal Bank of Canada.

A Deep Sky ajuda as empresas a cumprir seus compromissos de descarbonização por meio de créditos de remoção de carbono de alta integridade usados para compensar as emissões da empresa. Embora os créditos para o Deep Sky Alpha já estejam pré-vendidos, os compradores interessados em reservar créditos de projetos comerciais subsequentes podem entrar em contato com sales@deepskyclimate.com 

Sobre a Deep Sky
A Deep Sky, com sede em Montreal, é a primeira desenvolvedora de projetos de remoção de carbono independente de tecnologia do mundo, com o objetivo de remover gigatoneladas de carbono da atmosfera e armazená-lo permanentemente no subsolo. Como desenvolvedora do projeto, a Deep Sky reúne as empresas de captura direta de carbono do ar e do oceano mais promissoras sob o mesmo teto para trazer a maior oferta de créditos de carbono de alta qualidade para o mercado, comercializando e catalisando soluções de remoção e armazenamento de carbono como nunca antes. Com US$ 130 milhões em financiamento, a Deep Sky é apoiada por investidores de classe mundial, incluindo a Investissement Québec, a Brightspark Ventures, a Whitecap Venture Partners, a OMERS Ventures, a BDC Climate Fund, a Breakthrough Energy Catalyst, a BMO, o National Bank of Canada e muitos outros. Para mais informações, acesse  deepskyclimate.com.

Vídeo – https://mma.prnewswire.com/media/2754454/Deep_Sky_Alpha_August_2025.mp4

 

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/historia-feita-deep-sky-alpha-inicia-operacoes-com-o-primeiro-armazenamento-de-co2-da-america-do-norte-via-captura-direta-do-ar-na-atmosfera-302535974.html

FONTE Deep Sky

Tópicos Relacionados: Questões Ambientais, Tecnologia de Transmissão, Produtos e Serviços Ambientais, Computador/Eletrônica, Expansão Corporativa, Tecnologia Verde

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe