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Em 2026, a área de RH será definida pelo impacto da inovação em IA no trabalho

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de novembro de 2025

Da concepção do trabalho baseada em habilidades até a IA agêntica, os especialistas da ADP apresentam insights sobre as tendências e os desenvolvimentos que definirão o trabalho em 2026

  • Tendências de pessoas: Como as organizações estão alinhando as pessoas, as habilidades e as estratégias em um ambiente de trabalho impulsionado pela IA
  • IA no RH: Como a adoção responsável de IA generativa e agêntica aumentará a produtividade e a conexão humana
  • Alterações na regulamentação: Como as organizações estão lidando com a transparência salarial, a conformidade em múltiplas jurisdições e as regulamentações da IA
  • Insights dos especialistas da ADP: Perspectivas globais sobre o futuro do trabalho e a evolução da colaboração entre o RH e a TI

ROSELAND, N.J., 17 de novembro de 2025 /PRNewswire/ — O 2026 HR Trends Guide (em português: Guia de Tendências de RH 2026) da ADP revela como as organizações em todo o mundo estão se preparando para um local de trabalho impulsionado por IA. Para alinhar melhor as pessoas e os objetivos estratégicos, as empresas estão adotando uma abordagem mais baseada em habilidades e usando dados e tecnologia para otimizar talentos, lidar com a conformidade e melhorar a experiência dos funcionários. O relatório também destaca a crescente importância da colaboração entre o RH e a TI, a governança responsável de IA e a transparência na formação do futuro do trabalho.

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(em português: Confira todas as tendências de RH para 2026 e obtenha insights de profissionais da área.)

As organizações estão avaliando seus inventários de habilidades e alinhando as pessoas com os objetivos empresariais. À medida que a IA transforma o local de trabalho, os líderes estão adotando uma abordagem mais focada em habilidades, usando dados e tecnologia para identificar competências-chave e redefinir estrategicamente as funções para alinhar os talentos às necessidades do negócio.

  • À medida que o cenário de habilidades muda, as empresas têm altas expectativas para os benefícios que a IA oferecerá. 84% das grandes organizações concordam que a IA pode ajudar a agilizar processos, mas não substituirá funcionários, enquanto 76% das organizações de médio porte e 73% das organizações de pequeno porte concordam (ADP Market Pulse Study, abril de 2025).

Redefinir a IA como um parceiro colaborativo permite que os funcionários inovem, permaneçam envolvidos e cresçam ao mesmo tempo que as funções evoluem. Desenvolver essa mentalidade requer treinamento intencional, experimentação prática e liderança que modele a aprendizagem contínua.

  • “Ajudar as pessoas a adotar uma mentalidade de colaboração tecnológica é importante para a adoção bem-sucedida da IA. Integrar a tecnologia de IA nos fluxos de trabalho diários ajuda os funcionários a usá-la de forma eficaz e a se envolver mais plenamente com seu trabalho. Eles podem se concentrar menos em tarefas individuais e mais em resolver as necessidades das pessoas. Desta forma, a IA se torna um facilitador de conexão e engajamento humano, destacando o verdadeiro benefício dessa tecnologia e ajudando as pessoas a se sentirem valorizadas e integradas no trabalho.” Tiffany Davis, diretora de aquisição de talentos, inclusão e diversidade da ADP

À medida que os países e os estados dos EUA consideram se e como regular a IA nas decisões de contratação, estão surgindo diferentes abordagens. A legislação na UE, no Colorado (EUA) e outras jurisdições enfatizam a importância de proteções quando a IA é usada no contexto da contratação e exigem limites, transparência e auditorias mais rigorosos.

  • “Ao avaliar qualquer ferramenta de IA, leve em consideração se ela foi desenvolvida usando dados seguros e de alta qualidade, se produz resultados confiáveis e significativos e se ajuda a agilizar, em vez de complicar, os processos de trabalho. Manter a supervisão humana, fornecer transparência aos funcionários, monitorar regularmente os resultados e abordar possíveis problemas desde o início são aspectos-chave de um programa de IA responsável.” Helena Almeida, vice-presidente e consultora jurídica de IA da ADP

Os requisitos de transparência salarial estão a expandir-se, especialmente na UE. Até 2026, tanto a UE quanto muitos estados dos EUA estarão aumentando os requisitos de transparência salarial e equidade, levando os empregadores a apresentar informações mais claras sobre salários, promoções e lacunas de gênero.

  • “Com as leis de transparência salarial crescendo em todo o mundo, os empregadores devem avaliar seus níveis de remuneração agora, tanto interna como externamente, e garantir que as faixas salariais atuais sejam justas, competitivas e baseadas em critérios objetivos relacionados ao trabalho.” Helena Almeida, vice-presidente e consultora jurídica de IA da ADP

Os empregadores continuam a enfrentar desafios de conformidade em várias jurisdições. Os empregadores devem lidar com um mosaico de regras locais, estaduais e federais, que podem variar amplamente e mudar com frequência. A complexidade aumenta para os empregadores que possam estar operando em diferentes países. Equilibrar a conformidade com várias leis, às vezes conflitantes, dificulta a criação de políticas consistentes.

  • “Conformidade e gerenciamento de risco são sempre considerações maiores do que simplesmente o que a lei exige. Ter várias leis com diferentes requisitos que se aplicam nem sempre implica em criar uma prática separada para cada lei. Muitas vezes é possível desenvolver um padrão, focado nos direitos dos funcionários e nas melhores práticas, que pode funcionar na maioria das circunstâncias e permitir que você tenha uma abordagem consistente.” Meg Ferrero, vice-presidente e advogada-adjunta geral da ADP

A IA agêntica está emergindo como uma capacidade central de HCM. As organizações estão aproveitando a IA agêntica para agilizar as operações de RH de várias maneiras, como automatizar os processos de integração, simplificar as validações e a detecção de erros em fluxos de trabalho com muitos dados, como folha de pagamento, e gerar insights proativamente a partir de dados de RH com recomendações claras sobre ações e próximas etapas para impulsionar os resultados. Ao combinar os pontos fortes da intuição humana e o poder da IA agêntica, as empresas podem promover um ambiente colaborativo que melhora a eficiência geral.

  • “A IA agêntica abre novas fronteiras de automação, coordenando o trabalho em várias etapas e adaptando-se à variabilidade do mundo real. A supervisão humana fornece propósito e barreiras, esclarecendo objetivos, aprovando ações críticas e analisando impactos. Juntas, elas oferecem automação escalável que é confiável, compatível e resiliente quando as condições mudam.” Amin Venjara, diretor de dados da ADP

O gerenciamento de dados está evoluindo à medida que as empresas implantam a IA agêntica. A IA agêntica está reformulando o gerenciamento de dados, exigindo que os líderes priorizem o fluxo contínuo de dados enquanto abordam qualidade, privacidade e segurança. Uma governança e proteções robustas são indispensáveis, pois a IA interage com os dados da empresa.

  • Enquanto uma compreensão do cenário de governança para IA agêntica ainda está emergindo, os líderes relatam que a governança para IA generativa existe hoje com 20% das pequenas empresas, metade das médias e dois terços das grandes empresas dizendo que têm um processo em vigor (“How companies do HR”, análise interna da ADP, 2025).

O RH e a TI estão se tornando mais dependentes um dos outros à medida que a IA reconfigura o local de trabalho. À medida que a IA agêntica é cada vez mais adotada na força de trabalho, as interações entre humanos e agentes serão essenciais para a entrega do trabalho, exigindo que RH e TI trabalhem juntos para garantir que o trabalho seja feito de forma eficaz e responsável, ajudando os negócios a avançar. Para os líderes de RH, o sucesso dependerá cada vez mais da experiência da TI na seleção, implementação e gerenciamento de tecnologias complexas. Ao mesmo tempo, a TI contará com o RH para fornecer informações sobre como essas ferramentas afetam as pessoas em termos de adoção e impacto humano.

  • “A TI é definitivamente uma parte mais importante na tomada de decisão do que foi no passado. Suas preocupações principais são o gerenciamento de usuários, a segurança dos dados, as integrações e como elas funcionam. São modernos? São dimensionáveis? Conseguem se conectar uns com os outros? Como a manutenção será realizada nessas conexões?” Tonya James, vice-presidente de gerenciamento de produtos, folha de pagamento global da ADP

Com inovação e conhecimento contínuos, a ADP apoia organizações em todo o mundo para ajudar as pessoas a serem mais bem-sucedidas no trabalho. Para obter informações e recursos adicionais, acesse adp.com/HRTrends2026.

Sobre a ADP (NASDAQ: ADP)
A ADP tem moldado o mundo do trabalho com inovação e experiência há mais de 75 anos. Como líder global em soluções de RH e de folhas de pagamento, a ADP trabalha continuamente para resolver desafios empresariais para nossos clientes e seus funcionários, desde ferramentas simples e fáceis de usar para pequenas empresas até plataformas totalmente integradas para empresas globais — e muito mais. Always Designing for People significa que estamos focados apenas nelas — nas pessoas. Usamos nossos conhecimentos inigualáveis baseados em IA e experiência comprovada para projetar soluções inovadoras que ajudam as pessoas a serem mais bem-sucedidas no trabalho. Mais de 1,1 milhão de clientes em mais de 140 países confiam no serviço excepcional da ADP para apoiar suas pessoas e impulsionar seus negócios. Recursos Humanos, Talento, Gestão de Tempo, Benefícios, Conformidade e Folha de Pagamento. Saiba mais em ADP.com

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FONTE ADP, Inc.

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