Elanco Saúde Animal lança Varenzin(TM), primeiro medicamento veterinário oral para tratar anemia em gatos com doença renal crônica (DRC)
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de outubro de 2025
Inovação estimula a produção endógena de eritropoetina (EPO) em felinos e oferece tratamento seguro, eficaz e conveniente para tutores.
Uma das complicações mais comuns da DRC é a anemia, que afeta até 65% dos gatos à medida que a doença evolui
SÃO PAULO, 21 de outubro de 2025 /PRNewswire/ — A Elanco Saúde Animal anuncia o lançamento de VarenzinTM, o primeiro medicamento veterinário oral desenvolvido exclusivamente para o tratamento da anemia em gatos com doença renal crônica (DRC). A novidade representa um avanço importante na medicina veterinária felina ao estimular o organismo do gato a produzir sua própria eritropoetina (EPO), hormônio essencial para a produção de glóbulos vermelhos.
A DRC é uma condição crônica e progressiva que acomete tanto cães quanto gatos, mas é especialmente prevalente entre os felinos. Estudos apontam que entre 15% e 30% dos gatos com mais de 12 anos de idade são afetados pela doença1. Em muitos casos, a enfermidade é silenciosa, com sintomas inespecíficos, dificultando o diagnóstico precoce. A boa notícia é que hoje existem testes de triagem que permitem a sua detecção em estágios iniciais, possibilitando antecipar o início do tratamento e, consequentemente, desacelerar a progressão da doença e o manejo mais eficiente de seus efeitos no organismo do animal. “Para isso, recomendamos que os tutores levem seus pets regularmente ao seu médico-veterinário de confiança e realizem exames de check-up. Na medida em que a idade avança, é fundamental que o intervalo entre os check-ups diminua para seis meses, por exemplo. O responsável pelo animal deve buscar essa orientação com o profissional que acompanha o pet”, recomenda Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior de Pet Health da Elanco.
Uma das complicações mais comuns da DRC é a anemia, que afeta até 65%2 dos gatos à medida que a doença evolui. Essa condição está diretamente ligada à redução da produção de EPO pelos rins comprometidos. Segundo a médica-veterinária da Elanco, até então, o tratamento mais frequente incluía o uso de eritropoetina de origem humana, um recurso off-label com diversas limitações, como aplicação injetável e possíveis reações adversas, já que foi desenvolvido para humanos.
VarenzinTM chega para transformar esse cenário. Desenvolvido exclusivamente para gatos, o medicamento atua impedindo que a enzima prolil hidroxilase (PH) bloqueie a produção de EPO, hormônio essencial para a formação de glóbulos vermelhos. Dessa forma, o princípio ativo de Varenzin TM, o molidust, bloqueia a enzima prolil hidroxilase e possibilita que o gato produza sua própria EPO ininterruptamente, ajudando no combate à anemia associada à DRC. Trata-se de uma solução oral palatável com aroma de peixe, em uma base de óleo de grassol, de fácil administração diária, permitindo que os tutores tratem seus gatos em casa, sem a necessidade de aplicações injetáveis.
O medicamento passa a integrar o portfólio da Elanco voltado para a DRC do qual já fazem parte Elura(TM), desenvolvido para o manejo do apetite e perda em gatos com DRC, e Fortekor(TM), medicamento consagrado no tratamento para a DRC. Varenzin(TM) e Elura(TM) são exclusivamente para uso em gatos e Fortekor(TM)Flavour é voltado tanto para cães como para gatos.
Para a profissional, VarenzinTM é uma inovação revolucionária, que alia praticidade, eficácia e segurança, representando um salto importante no tratamento da anemia associada à DRC, condição que compromete gravemente a qualidade de vida dos felinos. Vale lembrar que o produto pode ser integrado de forma eficaz a protocolos de tratamento multimodal da DRC, oferecendo uma abordagem mais completa para o manejo da doença.
“Com VarenzinTM, a Elanco reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos pets, colocando à disposição dos médicos-veterinários uma ferramenta inovadora para enfrentar um dos principais desafios da medicina felina geriátrica”, conclui a médica-veterinária.
1 Chalhoub S. Langston C. Eatroff A. Anemia of Renal Disease: what it is, what to do and what’s new. J. Feline Med Surg. 2011 Sep: 13 (9): 629-40
2Polzin DJ. Chronic Kidney Disease. In Ettinger SJ. Feldman SC. Cote E, eds: Textbook of veterinary internal medicine 2017. Ch 324, 1938-59. 8th Edition. Elsevier
Para mais informações sobre a Elanco e seus produtos, siga a empresa nas redes sociais: Linkedin e Instagram.
Sobre a Elanco
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.
Para acesso a releases e outros materiais, acesse https://www.elanco.com/pt-br/news/press-releases
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2801780/Varenzin.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/elanco-saude-animal-lanca-varenzintm-primeiro-medicamento-veterinario-oral-para-tratar-anemia-em-gatos-com-doenca-renal-cronica-drc-302590394.html
FONTE Elanco Saúde Animal

Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Produtos Farmacêuticos, Médico / Farmacêutico, Animais/Animais de Estimação, Saúde/Hospitais
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda