NAvegue pelos canais

CGTN: “Grande família”: China comprometida em construir uma comunidade mais próxima da OCS com futuro compartilhado

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de agosto de 2025

PEQUIM, 24 de agosto de 2025 /PRNewswire/ — A CGTN publicou um artigo sobre o presidente chinês Xi Jinping participando da próxima Cúpula da OCS em Tianjin no final de agosto. A matéria detalha as conquistas de cooperação entre os Estados-membros em diversos setores e os esforços da China para construir uma comunidade mais próxima da OCS com um futuro compartilhado, destacando que a OCS abriu com sucesso um caminho de desenvolvimento pacífico e um novo tipo de cooperação. 

O primeiro trem de carga China-Ásia Central de 2025 partiu do Porto de Tianjin em maio deste ano, transportando 50 contêineres com peças automotivas, equipamentos mecânicos, materiais de construção e eletrodomésticos para Tashkent, capital do Uzbequistão.

Esse trem direto para a Ásia Central aprimorou ainda mais o canal logístico internacional entre a cidade chinesa do norte e os Estados-membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), injetando novo impulso na cooperação econômica e comercial regional.

A OCS, fundada em 2001 em Xangai por China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão, expandiu-se de uma organização regional para uma organização trans-regional com 10 membros plenos, dois países observadores e 14 parceiros de diálogo.

Após a Cúpula da OCS em Astana em 2024, a China reassumiu a presidência rotativa, com a próxima cúpula marcada para ocorrer em Tianjin nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. O presidente chinês Xi Jinping participará da cúpula, presidirá a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS e a Reunião “OCS Plus”, além de proferir discursos importantes.

É a quinta vez que a China sedia a Cúpula da OCS e a maior desde a criação da organização. Líderes de mais de 20 países e chefes de 10 organizações internacionais participarão da cúpula.

Forte impulso de cooperação

Unidos por metas de desenvolvimento comuns e um futuro estreitamente interligado, os países de todo o continente euroasiático têm se envolvido em uma cooperação completa. Esses esforços incluem a proteção da segurança energética e alimentar, a estabilização e diversificação das cadeias de suprimentos, e o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras áreas críticas.

A cooperação em segurança serve como o alicerce da OCS. Desde o combate conjunto às “três forças do mal” ? terrorismo, extremismo e separatismo ? e à repressão ao tráfico de drogas, até a realização de exercícios militares antiterrorismo combinados e o estabelecimento de mecanismos de diálogo em diversos níveis, a OCS tem aprimorado continuamente sua capacidade de mitigar riscos à segurança.

A cooperação mutuamente benéfica e pragmática tem proporcionado um impulso estável para o desenvolvimento da organização. Ao longo dos anos, a OCS tornou-se uma plataforma importante para a cooperação da Iniciativa Belt and Road. Os Estados-membros avançaram da colaboração em projetos para o alinhamento de estratégias de desenvolvimento, com a cooperação se expandindo do nível bilateral para o nível multilateral.

Conquistas notáveis foram alcançadas no fortalecimento da conectividade em toda a Eurásia. A construção da ferrovia China-Quirguistão-Uzbequistão está se acelerando, enquanto o gasoduto China-Ásia Central, assim como os oleodutos de petróleo bruto China-Cazaquistão e China-Rússia, já foram colocados em operação. Na região da OCS, uma rede de infraestrutura completa ? que inclui rodovias, oleodutos, gasodutos e ferrovias ? começou a se consolidar, fortalecendo os laços entre os Estados-membros.

Em 2024, o comércio da China com os demais membros da OCS atingiu 3,65 trilhões de yuans (cerca de US$ 511 bilhões), o que representa 36,3 vezes o volume registrado desde a fundação da organização, segundo a Administração Geral das Alfândegas.

Ao detalhar a próxima cúpula desta sexta-feira, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Liu Bin, afirmou que a OCS abriu com sucesso um caminho de desenvolvimento pacífico e um novo tipo de cooperação que protege a segurança, promove a prosperidade, melhora as condições de vida da população, compartilha os benefícios e constrói um futuro de ganhos mútuos.

Uma comunidade da OCS mais próxima com um futuro compartilhado

“A OCS é nosso lar compartilhado”, disse Xi certa vez. De tempos em tempos, o líder chinês descrevia o crescimento do número de membros da OCS como uma “grande família.”

Xi propôs a construção de uma comunidade da OCS com um futuro compartilhado na cúpula de Qingdao em 2018. Em meio à complexa situação internacional e aos desafios globais em constante evolução, a visão de Xi também vem enriquecendo a conotação do Espírito de Xangai, caracterizado pela confiança e benefício mútuos, igualdade, consulta, respeito à diversidade das civilizações e busca pelo desenvolvimento comum.

Hoje, a OCS tornou-se uma força fundamental na manutenção da estabilidade, segurança e prosperidade compartilhada da Eurásia e além.

Quer seja um lar compartilhado ou uma grande família, a OCS está sempre aberta e inclusiva. Ela se caracteriza pela não formação de alianças, não confrontação e não direcionamento contra terceiros. Isso contrasta fortemente com clubes exclusivos de nações movidos por confrontos ideológicos entre blocos.

A China sempre priorizou a OCS em sua diplomacia com os países vizinhos e está comprometida em tornar a organização mais substantiva e forte, defender a segurança e a estabilidade regionais, promover o desenvolvimento e a prosperidade dos Estados membros e construir uma comunidade mais próxima com um futuro compartilhado, de acordo com Xi em uma reunião com chanceleres e chefes de órgãos permanentes da OCS em julho.

Para mais informações, acesse:

https://news.cgtn.com/news/2025-08-22/China-committed-to-building-closer-SCO-community-with-shared-future-1G2R6RTv3m8/p.html

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-grande-familia-china-comprometida-em-construir-uma-comunidade-mais-proxima-da-ocs-com-futuro-compartilhado-302537186.html

FONTE CGTN

Tópicos Relacionados: Notícias de Feiras Comerciais, Transporte / Caminhões / Ferrovias, Multimídia/Online/Internet, Política Externa/Assuntos Internacionais, Ferrovias e Transporte Intermodal, Publicação / Serviços de Informação, Computador/Eletrônica

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe