A Serverspace divulga estudo sobre os principais cenários de uso de modelos de linguagem
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de dezembro de 2025
De acordo com a análise da empresa, a maior parcela de usos corresponde a tarefas de geração de conteúdo — 42% de todas as integrações. Os clientes utilizam modelos GPT para criação de textos em sites, automação de disparos de email, preparação de relatórios e preenchimento de templates em sistemas corporativos.
Cerca de 27% dos usuários implementaram modelos de linguagem em processos de busca interna e externa. Isso inclui busca inteligente em documentação, FAQ, base de conhecimento e histórico de conversas com clientes. Esses cenários são especialmente utilizados por plataformas educacionais e serviços SaaS com uma grande base de usuários.
Em 18% dos casos, o uso está ligado à otimização de negócios. Entre eles — automação de inserção de dados, estruturação de informações de documentos em PDF e Excel, geração de queries SQL, consolidação de relatórios e análise interna. Essas aplicações são mais demandadas por organizações financeiras, departamentos jurídicos e empresas com infraestrutura distribuída.
“Observamos um crescimento estável do interesse no uso prático de modelos de linguagem. A maioria dos clientes vem em busca de cenários específicos, sem encarar o GPT como uma tecnologia abstrata. Vemos que, para pequenas e médias empresas, as LLM estão se tornando parte dos processos diários”, destacou Peter Jilinski, branch diretor da Serverspace.
Dentro da plataforma Serverspace, as LLM estão disponíveis via API e pela interface do usuário no painel de controle. Estão disponíveis 8 modelos, incluindo tanto opções universais quanto modelos otimizados em volume e custo.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2847667/ChatGPT_Image_11______2025_____06_12_15.jpg
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FONTE Serverspace

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