NAvegue pelos canais

A FinDev Canada junta-se à IFC e à JICA em uma linha de crédito sindicalizada de US $ 150 milhões ao Banco del Pais para apoiar o crescimento econômico e o financiamento climático em Honduras

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de setembro de 2025

MONTREAL, 24 de setembro de 2025 /PRNewswire/ — A Instituição Financeira de Desenvolvimento bilateral do Canadá, FinDev Canada, junta-se à International Finance Corporation, IFC, e à Agência de Cooperação Internacional do Japão, JICA, para anunciar a assinatura de um empréstimo sindicalizado de US $ 150 milhões liderado pela IFC ao Banco del Pais S.A. (ou “BANPAIS”), um dos principais bancos de apoio a clientes comerciais e de varejo em Honduras.

O empréstimo de US $ 50 milhões da FinDev Canada ajudará a fortalecer o crescimento econômico inclusivo e sustentável, apoiando o financiamento de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), MPMEs de propriedade ou lideradas por mulheres e projetos de financiamento climático.

As MPMEs desempenham um papel fundamental na economia hondurenha, contribuindo com 60% do PIB. No entanto, eles enfrentam barreiras significativas no acesso ao financiamento, limitando assim o crescimento econômico do país. Para fortalecer a inclusão financeira, esta transação direcionará pelo menos 35% dos recursos do empréstimo para as MPMEs.

Além disso, as mulheres empreendedoras são contribuintes vitais para a economia hondurenha. No entanto, eles enfrentam acesso limitado a produtos e serviços financeiros. De acordo com a agenda do país para promover a inclusão financeira das mulheres, a transação direcionará pelo menos 30% dos recursos do empréstimo para MPMEs pertencentes ou lideradas por mulheres. Esta transação também reforça os esforços do BANPAIS para melhorar o rastreamento de dados desagregados por gênero e se alinha com o Desafio 2X, excedendo os limites mínimos, particularmente no avanço das oportunidades de representação e liderança das mulheres.

Honduras é particularmente vulnerável aos riscos climáticos, incluindo furacões, inundações, deslizamentos de terra, calor extremo e secas, que afetam gravemente seu setor agrícola. De acordo com o Roteiro de Energia do país para 2050 e sua meta de aumentar significativamente a energia renovável no mix de eletricidade até 2038, a transação direcionará 35% dos recursos do empréstimo para projetos de financiamento climático, incluindo energia renovável, água e saneamento. Dentro de suas operações, o Banpais está desenvolvendo uma estratégia climática e uma estrutura de financiamento verde, além de desenvolver capacidade interna para avaliar e gerenciar riscos financeiros relacionados ao clima.

“Nosso investimento no Banco del Pais reflete o compromisso da FinDev Canada com o desenvolvimento dos mercados locais e o fortalecimento da capacidade das instituições financeiras. Ampliará o acesso ao financiamento essencial para projetos e empresas climáticas, particularmente aqueles liderados por mulheres. Juntos, com a IFC e a JICA, estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento sustentável em Honduras – e estamos ansiosos para o impacto positivo que essa parceria proporcionará “, disse Lori Kerr, CEO da FinDev Canada.

“Estamos honrados por termos sido selecionados como beneficiários de um empréstimo sindicalizado de US $ 150 milhões, que foi estruturado e liderado pela IFC, com a participação da JICA e da FinDev Canada. Esse financiamento representa um marco estratégico para nossa instituição e para Honduras, permitindo-nos expandir nossa capacidade de empréstimo para segmentos carentes, incluindo pequenas e médias empresas, empresas lideradas por mulheres e iniciativas ambientalmente sustentáveis. Isso é mais do que uma operação financeira; é uma aliança estratégica com três das mais respeitadas instituições financeiras de desenvolvimento do mundo e um claro voto de confiança na força, visão e impacto de nosso banco. Aumenta a nossa capacidade de aumentar os empréstimos orientados para o desenvolvimento e reforça o nosso balanço patrimonial. Também reflete o reconhecimento de nossos parceiros de nossa boa governança, qualidade de crédito e papel como um catalisador para o crescimento do setor privado “, disse María del Rosario Selman Housein, CEO do Banco del País, S.A.

Sobre a FinDev Canada

A FinDev Canada é a Instituição Financeira de Desenvolvimento (DFI) bilateral do Canadá, apoiando o desenvolvimento através do setor privado. Fornecemos soluções de financiamento, investimento e financiamento combinado, bem como assistência técnica e consultoria, para promover o crescimento sustentável e inclusivo nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento (EMDEs), em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os compromissos do Acordo de Paris. Saiba mais sobre a FinDev Canadá em www.findevcanada.ca.

Sobre o Banco del Pais S.A.

O Banpais, com sede em San Pedro Sula, Honduras, tem mais de 2.800 funcionários. Ele opera como um banco universal e se classifica como a quarta maior instituição em termos de carteira de empréstimos em todo o país, apoiada por uma rede que compreende 112 agências, 71 balcões bancários, 17 unidades bancárias drive-through e 254 caixas eletrônicos. O banco detém uma participação de mercado de 13,9% nas colocações líquidas de empréstimos. Em junho de 2025, o Banpais relatou depósitos totalizando US $ 2,9 bilhões, uma carteira de empréstimos líquida de US $ 3,4 bilhões e ativos totais no valor de US $ 4,6 bilhões. Desde 2007, o Banpais faz parte da BI Capital Corporation, o maior grupo financeiro da região. https://www.banpais.hn

Contato com a mídia: FinDev Canadá: Media@findevcanada.ca

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-findev-canada-junta-se-a-ifc-e-a-jica-em-uma-linha-de-credito-sindicalizada-de-us–150-milhoes-ao-banco-del-pais-para-apoiar-o-crescimento-economico-e-o-financiamento-climatico-em-honduras-302566231.html

FONTE FinDev Canada

Tópicos Relacionados: Notícias Relacionadas a Mulheres, Diversidade, Equidade e Inclusão, Produtos e Serviços Ambientais, Serviços Bancários/Financeiros, Acordos de Financiamento

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe