Tecnologia e sono: como a inovação está revolucionando o mercado de colchões
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de dezembro de 2025
Anjos Colchões & Sofás redefine o mercado ao unir ciência do sono e inovação em conforto
O mercado dos colchões passa por uma transformação silenciosa e bilionária. Impulsionado pelo avanço tecnológico e pela mudança no comportamento do consumidor, o setor deixou de vender apenas conforto para atuar diretamente na saúde, na performance e no bem-estar. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL), apontam o Brasil como um dos maiores mercados desse item do mundo e líder absoluto na América Latina, respondendo por cerca de 40% do consumo regional. Com mais de 30 anos de história, a Anjos Colchões & Sofás está entre as marcas que lideram esse movimento, apostando em inovação como eixo estratégico para gerar valor ao consumidor e, ao mesmo tempo, fortalecer a competitividade em todo o país.
Com crescimento de 20% na produção e venda de colchões em 2025, a grande virada da empresa foi compreender que o sono não começa quando o cliente deita, mas quando o corpo consegue adormecer. “Antes de dormir, o organismo precisa entrar em estado de relaxamento. Se o colchão não favorece o adormecimento, ele compromete todo o resto, desde a dificuldade em pegar no sono até quadros de insônia. Nosso investimento em tecnologia nasce justamente dessa lacuna histórica do setor”, afirma Jeziel Rodrigues, especialista do sono da marca.
Com esse entendimento, a companhia passou a intensificar aplicações tecnológicas voltadas à resposta fisiológica do usuário. As malhas com efeito relaxante, por exemplo, utilizam tecnologias inspiradas no aroma da camomila para reduzir a tensão muscular e emocional, ajudando o corpo a desacelerar. Já o uso de fios de carbono nos tecidos cumpre a função de descarregar a energia estagnada no corpo, uma das grandes responsáveis pela fadiga e irritabilidade do dia a dia. “Quando chegamos em casa esgotados, não basta um colchão macio. É preciso que o produto trabalhe ativamente para tirar o estresse acumulado e entregar ao corpo a condição ideal para adormecer”, destaca.
As espumas de alta tecnologia usadas pela marca, desenvolvidas com metodologia europeia, garantem conforto milimétrico e sensação de flutuação ao absorver pontos de pressão e reduzir a necessidade de movimentação durante a noite, preservando as fases profundas do sono, etapa essencial para a regeneração física e cognitiva. “Quando eliminamos a pressão do corpo, eliminamos a necessidade de virar na cama. E quando não nos movimentamos, não interrompemos as fases do sono. Já o suporte estrutural das espumas mantém o alinhamento natural da coluna enquanto estamos inconscientes, compensando posturas involuntárias e garantindo menos dores, mais disposição e um despertar muito mais produtivo”, completa o especialista.
Para a rede, tecnologia e sono caminham juntas em um único propósito de garantir todas as etapas necessárias para uma noite completa adormecer rápido, permanecer dormindo e acordar sem dores. “Mais do que vender colchões, buscamos entregar “performance de descanso”, um ativo que ganha relevância em um mercado competitivo, em transformação e cada vez mais pautado por bem-estar, saúde e qualidade de vida”, destaca o diretor de franquias, Leonardo dos Anjos.
Além de reforçar a proposta de valor da marca, essas tecnologias funcionam como estratégia para o crescimento da rede. “Ao adotar soluções que monitoram padrões de sono, ajustam níveis de conforto e ampliam a durabilidade dos produtos, além de experiência para o consumidor, nós fortalecemos a competitividade da marca. Essa inovação reflete também em vantagens para os franqueados, pois passam a operar com produtos mais sofisticados e isso gera um diferencial perante à concorrência.
Nesse sentido, a tecnologia se consolida como um pilar fundamental para impulsionar vendas, fidelizar clientes e apoiar nossa expansão”, finaliza o executivo
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação