Renda extra: como conciliar o empreendedorismo com emprego formal?
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de outubro de 2025
Comunicar sua empresa e criar um planejamento estratégico são os primeiros passos para quem deseja começar
Trocar o CLT pelo empreendedorismo é uma decisão que implica em diversos fatores da vida profissional e financeira. Para quem ainda não se sente seguro para fazer essa transição por completo, a opção é conciliar o trabalho formal com um negócio de forma paralela, como uma renda extra. Fazer a tarefa de dupla jornada exige planejamento, organização e muito foco. Dar esse primeiro passo e apostar na escolha de uma microfranquia, pode ser a melhor saída.
Marco Lisboa é multiempreendedor e CEO da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. “A marca foi pensada justamente para quem deseja conciliar o negócio com um outro emprego, já que o franqueado faz seu próprio horário e decide como vai ser sua rotina de trabalho”, diz.
Além da flexibilidade de horários, é preciso criar outras estratégias, aconselha Marco Lisboa:
Antes de começar, certifique-se de que o seu contrato de trabalho permite atividades paralelas ao emprego formal. Caso seja permitido, regularize seu empreendimento, abrindo um MEI (Microempreendedor Individual) ou um outro modelo adequado, garantindo que ele esteja dentro da lei. Consulte um contador ou um escritório de contabilidade para saber qual opção você se enquadra.
Liste as tarefas mais importantes do seu trabalho formal e do seu empreendimento. Estabeleça prioridades e defina o que precisa ser feito diariamente, semanalmente e mensalmente.
“Organize seu dia com horários específicos para cada atividade, use ferramentas como agendas digitais ou planners físicos para otimizar seu tempo e aproveite horários livres ou os finais de semana para se dedicar ao seu negócio”,
Cada um tem uma rotina e uma demanda de trabalho diferente. Se for possível, tente terceirizar algumas atividades no seu empreendimento ou simplifique processos. Escolher um modelo de negócio que não exija dedicação integral no início, como serviços por horários e prazos mais estendidos, pode ser mais interessante.
Ferramentas de gestão financeira, redes sociais e plataformas de e-commerce podem economizar tempo, então use a tecnologia ao seu favor.
Não misture o trabalho formal com o empreendedorismo. Respeite as regras da sua empresa atual e dedique-se ao seu negócio apenas fora do horário de expediente. Crie mensagens automáticas falando do horário de atendimento e responda dúvidas apenas em horários de pausas.
Crie objetivos, metas palpáveis e planeje quanto quer ganhar com o empreendimento para entender quanto esforço será necessário. Invista no seu negócio de forma gradual, sem comprometer seu orçamento mensal
Para quem usar o dinheiro do décimo terceiro e de bonificações para empreender ainda em 2025, a partir de R$15 mil é possível ter uma franquia da KoalaCar, que pode ser aberta em cidades a partir de 5 mil habitantes e faturar em média R$ 25 mil, com retorno previsto entre 6 a 12 meses.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação