NAvegue pelos canais

Por que investir em um consórcio empresarial? Conheça as vantagens de crescer sem juros
Por Pressofoto no Freepik

Por que investir em um consórcio empresarial? Conheça as vantagens de crescer sem juros

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de setembro de 2025

Empresas aderem a modalidade para adquirir veículos, maquinários e imóveis comerciais

O consórcio empresarial tem ganhado espaço entre pequenos e médios empreendedores que buscam alternativas para investir em expansão sem assumir dívidas com juros elevados. O volume de créditos comercializados nessa modalidade bateu recorde no primeiro semestre de 2025, somando R$ 222 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). De janeiro a junho, o valor total atingido em créditos comercializados cresceu 30,5%, o melhor desempenho dos últimos 20 anos.

Diferente dos financiamentos tradicionais, o modelo oferece a possibilidade de planejar aquisições de veículos, máquinas, imóveis comerciais e até capital de giro de forma mais previsível.

“Essa modalidade voltada para empresas registrou crescimento consistente nos últimos anos. Isso mostra que o consórcio deixou de ser visto apenas como uma ferramenta de consumo e passou a integrar estratégias de negócios”, explica Cléber Gomes, CEO e sócio- fundador da Maestria, empresa especializada em consórcio e produtos financeiros. Além da previsibilidade, outro ponto de destaque é a disciplina financeira. Como o pagamento das parcelas é mensal e programado, a empresa consegue se organizar para direcionar parte dos recursos ao investimento, sem surpresas com oscilações de taxas de juros.

“O consórcio empresarial pode ser usado tanto para a compra de equipamentos essenciais, que aumentam a produtividade, quanto para aquisição de imóveis ou veículos que ampliam a operação. Em vez de recorrer a empréstimos que pesam no fluxo de caixa, o empresário consegue planejar esse crescimento de forma sustentável e economicamente mais vantajosa”, explica o CEO de Maestria.

Outro diferencial é a flexibilidade no uso do crédito. Após contemplada, a empresa pode aplicar o valor conforme suas necessidades estratégicas, o que torna a ferramenta ainda mais atrativa.

“Essa é uma forma de investir no futuro da companhia sem comprometer o caixa com encargos financeiros e financiamentos com juros exorbitantes, pois só existe cobrança da taxa de administração, que é diluída ao longo do prazo e menor que os custos de crédito tradicionais”, diz Cleber.

No empreendedorismo, o consórcio está se consolidando como um aliado da expansão inteligente dos negócios e como uma forma de garantir crescimento sem endividamento das empresas.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe