Por que a venda de seminovos tem crescido no Brasil? Mais de 8 milhões já foram comercializados no primeiro semestre de 2025
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 11 de julho de 2025
Segundo a Fenauto, o aumento nas negociações foi de 13,7% comparado ao primeiro semestre de 2024.
A alta dos juros e o valor do carro zero na faixa de R$ 79 mil fizeram com que os brasileiros enxergassem nos seminovos a oportunidade de adquirir seu veículo. O crescimento na procura por opções mais acessíveis refletiu na venda de seminovos, que só nos primeiros seis meses do ano registrou mais de oito milhões de automóveis negociados, segundo a Fenauto. O aumento é de 13,7% comparado ao primeiro semestre de 2024 e, com isso, o segmento alcançou a segunda melhor média diária de transferências desde 2019, com as trocas de propriedade chegando a um novo patamar, em torno de 75.000 operações por mês.
Cinco fatores que explicam esse boom
Carros novos cada vez mais distantes do orçamento
Especialista no assunto há mais de 20 anos, Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, explica que os modelos novos básicos chegam a custar mais de R$ 79 mil, elevando as ofertas dos seminovos, que chegam a custar até 30% menos, além de oferecerem economia no IPVA e seguro.
“O brasileiro é apaixonado por carros e passou a ver nos seminovos a chance de continuar trocando e adquirindo veículos, muitas vezes com modelos até melhores do que um zero básico. O segmento tem um bom potencial de crescimento e tem se mostrado muito resiliente. A expectativa é que o mercado continue aquecido”, explica o CEO da Vaapty.
Juros altos impactam o financiamento
A taxa Selic na casa dos 15% e o crédito com juros reais que acompanham essa alta tornam os financiamentos tradicionais onerosos. Os compradores buscam nos seminovos uma alternativa com prestações mais acessíveis e parcelas menores.
Consórcio em ascensão
O consórcio se mostra como opção planejada, sem juros e com carta de crédito valorizada, permitindo ao comprador negociar melhor o seminovo ao ser contemplado.
Ambientes regulatórios mais seguros
Normativas como o Marco Legal de Garantias (que oferece garantia de 90 dias) e o Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), que facilita transferências digitais, reforçam a confiança nas transações dos seminovos.
Profissionalização do setor
O mercado está cada vez mais profissionalizado e confiável, o que fomenta ainda mais a venda de seminovos.
“Para quem quer vender o carro de forma mais rápida e sem burocracia, conseguimos fazer essa negociação em 40 minutos através da intermediação. E para passar uma maior confiabilidade para compradores e vendedores, investimos em uma inteligência artificial que faz a perícia veicular desses automóveis, com informações mais fidedignas e mitigando erros e falhas humanas”, diz Ycaro Martins.
A OESP não é (são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos conteúdos ora disponibilizados, bem como tais conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação.