NAvegue pelos canais

Planejamento e oportunidade: como as empresas podem se preparar para a Copa 2026?
Por Katemangostar

Planejamento e oportunidade: como as empresas podem se preparar para a Copa 2026?

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 18 de novembro de 2025

Especialista em negócios de alta performance , traz cinco estratégias para as companhias aproveitarem ao máximo a sazonalidade do período

Com a aproximação do Campeonato Mundial de Futebol, que acontece entre os meses de junho e julho em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, o mundo volta suas atenções a um dos eventos mais comentados. Mais do que uma simples competição, o evento movimenta a economia global e abre espaço para empresas que se destacam ao agir com antecedência, planejamento e estratégia. Segundo o estudo da OpenEconomics (OE), os jogos podem contribuir para gerar até US$ 40,9 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB), proporcionar US$ 8,28 bilhões em benefícios sociais e a criação de quase 824.000 empregos no mundo inteiro. Para o mentor e palestrante, Ycaro Martins, CEO e fundador da Maxymus Expand, empresa especializada em estratégias de crescimento e estruturação de negócios de alta performance, mesmo empresas que não têm relação direta com o evento devem se preparar para expandir, aproveitando um cenário de maior atenção e engajamento coletivo.

“O Campeonato representa mais do que um evento esportivo, é uma oportunidade estratégica de crescimento e inovação no mercado, principalmente para aqueles que atuam em setores de alto consumo sazonal. As empresas podem aproveitar o clima de entusiasmo para fortalecer a marca e criar conexão emocional com clientes e parceiros. Porém, é fundamental planejar as ações com antecedência para identificar oportunidades e mitigar os riscos”, comenta o especialista.

Para se preparar para o período, o especialista traz cinco ações para as empresas aproveitarem as oportunidades, reduzirem riscos e se destacarem no mercado. Confira:

1 – Monitore comportamento do consumidor

Observe tendências de engajamento, mídia social e hábitos de consumo durante o torneio. Esses dados permitem ajustar campanhas em tempo real, identificar oportunidades de mercado e planejar ações futuras mais assertivas, alinhadas às preferências do público.

2 – Engaje sua equipe

Incentive a participação dos colaboradores promovendo atividades internas, como desafios de equipe. Essas ações fortalecem a cultura organizacional, aumentam o engajamento e promovem integração entre diferentes áreas, tornando o ambiente de trabalho mais colaborativo. O ambiente interno precisa refletir a energia do período.

3 – Invista em marketing contextual

Crie conteúdos que se conectem com o clima de emoção e união do público. Isso não significa vender diretamente produtos relacionados ao campeonato, mas sim aproveitar o momento para fortalecer a marca, engajar clientes e humanizar a comunicação.

4 – Fortaleça a marca e propósito

É uma oportunidade de reforçar valores corporativos e criar conexão com clientes, parceiros e público interno. Aproveite o engajamento do jogo para comunicar mensagens autênticas, destacar iniciativas da marca e consolidar a presença no mercado. Marcas que usam esse espaço com transparência ganham relevância.

5 – Aprenda com a dinâmica dos jogos

O campeonato oferece insights valiosos sobre liderança, tomada de decisão sob pressão e colaboração. A leitura estratégica do jogo, o comportamento dos técnicos e a execução coordenada das equipes trazem paralelos diretos para gestão empresarial.

Este período representa oportunidades para quem sabe enxergar além do óbvio. ” Assim como no futebol, vence quem lê o campo antes dos outros. Quem se prepara, antecipa movimentos e entende que cada decisão pode ser determinante. Quando preparação e oportunidade se encontram, o sucesso passa a ser uma consequência”, conclui Ycaro.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe