Patisserie e café: como unir negócios de pães e bebidas em uma experiência complementar
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 15 de julho de 2025
Pratos rápidos, saladas e sanduíches são outras opções de produtos para ampliar cardápio
Dentro do segundo setor de maior crescimento no franchising, o food service, as redes de café e pâtisserie tiveram participação no aumento de 16,1% em 2024 sobre o ano anterior, registrando faturamento total de R$ 46,8 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Cada vez mais frequentes nos shopping centers, as pâtisseries combinadas com cafeterias criam uma experiência gastronômica única. Conforme a pesquisa Cafés Especiais: Perfil e Sabor, realizada pelo Sebrae, os doces representam 51,9% dos pedidos entre os alimentos nestes estabelecimentos, seguido pelo pão de queijo, com 19,1%, e o pão na chapa com 8,2%. O estudo revela, ainda, que o método de preparo do café mais utilizado é o espresso, equivalente a 28,8% do consumo, seguido pela prensa francesa, com 25,5%.
Na Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, a união entre bebidas cuidadosamente selecionadas, pães artesanais e doces finos transforma cada visita em um momento especial, combinando o melhor dos dois mundos. Cafés especiais realçam os sabores de massas delicadas, como croissants, enquanto espressos encorpados equilibram a doçura de macarons e éclairs.
Presente no Rio de Janeiro, São Paulo e Região Metropolitana, além de Fortaleza, com inauguração prevista este ano no interior gaúcho, a Boulangerie Carioca dedica-se acompanhar tendências do mercado para abranger as novidades do setor e compreender o gosto do consumidor de Norte a Sul do país.
Para o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza, a harmonização entre pâtisserie e cafeteria não apenas melhora a experiência do cliente, mas também potencializa as oportunidades de negócios, ampliando o ticket médio e fidelizando o público. “Quem vem à nossa loja sabe que encontrará um mix de tudo que ama a qualquer hora do dia. Desde um café da manhã reforçado, a um almoço prático, saudável e delicioso, ou mesmo um chá da tarde completo”, explica.
Segundo o executivo, essa integração entre pâtisserie e cafeteria é pensada nos mínimos detalhes: desde a escolha de grãos, que realçam as notas amanteigadas dos pães, até a oferta de combinações exclusivas, como o café filtrado ou o cappuccino acompanhado de um financier de amêndoas. Essa curadoria valoriza os produtos e convida os clientes a explorarem novos sabores e texturas. “Acreditamos que estes segmentos do food service são uma combinação natural, que transforma uma simples pausa em um ritual prazeroso. Nosso foco é oferecer qualidade, mas também criar momentos memoráveis”, destaca Antônio Augusto.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação