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O que os dados de transação de Pix revelam sobre o novo comportamento do consumidor
Por Freepik

O que os dados de transação de Pix revelam sobre o novo comportamento do consumidor

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de agosto de 2025

Ferramenta já supera cartões em volume de transações e se consolida como protagonista nas compras e presentes em datas comemorativas

O Pix não é mais apenas uma alternativa aos meios tradicionais de pagamento. Em datas sazonais como Dia das Mães e Dia dos Namorados, os números revelam que o sistema instantâneo se consolidou como um dos principais recursos na hora da compra, e até como forma de presentear.

Entre os dias 6 e 12 de maio de 2025, período que concentrou o Dia das Mães, o volume total de transações, incluindo Pix, cartões e outros meios, cresceu 21,2%, alcançando 284 milhões de operações, segundo dados da Fiserv – líder global de tecnologia financeira e meios de pagamento. Embora a fatia do Pix em lojas físicas ainda seja menor, cerca de 3% a 4%, ele ganhou relevância em usos alternativos, como o presente em Pix. Só entre clientes do Nubank, foram registrados mais de 331 mil envios com referência ao Dia das Mães desde 2020, movimentando cerca de R$ 45 milhões, com tíquete médio de R$ 130 a R$ 140.

Já no Dia dos Namorados, dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ( CNDL), mostrou que 34% dos consumidores pretendiam pagar os presentes via Pix, superando dinheiro e débito. O dado reforça a preferência crescente pela agilidade e liquidação imediata.

“O brasileiro é rápido em adotar soluções que tragam praticidade. O Pix responde a essa demanda, com transferência instantânea e sem burocracia, além de descontos que muitos lojistas já oferecem para quem escolhe esse meio de pagamento”, afirma Leandro Fiuza, CEO da SaqPay, plataforma de soluções em meios de pagamento.

O crescimento é consistente, em 2024, o volume de transações pelo Pix saltou 52% em relação a 2023, passando de 41,9 bilhões para 63,8 bilhões de operações. Na Black Friday do ano passado, o sistema bateu recorde, com 239,9 milhões de transações em um único dia e R$ 130 bilhões movimentados, mais que o dobro do registrado em 2023.

Além da praticidade para o consumidor, os lojistas também encontram vantagens. O pagamento instantâneo melhora o fluxo de caixa e reduz custos de operação, favorecendo principalmente micro e pequenos negócios. Dados da Fiserv indicam que as MPMEs registraram crescimento de 95% no uso de Pix via QR Code no 1º trimestre deste ano.

“O Pix hoje é estratégico para o varejo, não só pela economia com taxas, mas porque permite promoções competitivas e dá segurança de liquidez imediata. Para o pequeno comerciante, isso pode ser a diferença entre fechar ou não uma venda em datas de grande movimentação”, avalia Fiuza.

Seja como meio de pagamento ou como presente, o Pix já ultrapassou os cartões em número de transações e tende a consolidar-se como protagonista nas próximas datas comemorativas. “O Pix deixou de ser só uma ferramenta financeira e passou a fazer parte da experiência de consumo no Brasil”, finaliza o especialista.

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