O papel modernização das frotas públicas por meio da transformação automotiva
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de dezembro de 2025
A indústria de transformação automotiva tem contribuído significativamente para a modernização das frotas públicas, como viaturas policiais e ambulâncias
De acordo com o Relatório da Frota Circulante 2024, do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotivos (Sindipeças) e da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças); e dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a frota circulante total no Brasil atingiu aproximadamente 62,1 milhões de veículos em 2024, um crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior, e a idade média da frota circulante no Brasil, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, é de aproximadamente 10 anos e 8 meses.
Levando em consideração a idade média desses veículos, a manutenção e atualização dessas frotas assumem papéis importantes para garantir a funcionalidade e eficiência desses veículos. Um dos players que se destaca nesse mercado é o Grupo Raytec, referência nacional no setor, que oferece soluções de transformação automotiva sob medida tanto para frotas governamentais quanto para veículos blindados, modelos refrigerados, minibus VIP e projetos personalizados, atendendo todas as demandas com inovação e eficiência.
Além da manutenção e atualização dessas frotas, a transformação automotiva moderna impõe novos desafios e oportunidades para a gestão das mesmas. A incorporação de tecnologias como a conectividade veicular, a telemática avançada e os sistemas de assistência ao condutor, conhecidos como ADAS (do inglês Advanced Driver Assistance Systems ), estão redefinindo a eficiência operacional e a segurança.
“A modernização dos veículos oficiais não se resume à troca de componentes. Ela exige a integração de tecnologias inteligentes que elevem o desempenho e a segurança, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de emergência. Nosso compromisso é assegurar que esses veículos operem com máxima performance, acompanhando as demandas de um mundo cada vez mais digital e conectado”, afirma Jonatas Matos, presidente do Grupo Raytec.
É com essa visão que a Raytec, apoiada em sua expertise em projetos customizados, atua como principal fornecedora de viaturas atualizadas para as forças policiais do país. A empresa reforça operações, entrega soluções sob medida e demonstra, na prática, a capacidade da indústria nacional de atender a demandas específicas, contribuindo diretamente para a efetividade e a segurança da frota pública de veículos oficiais.
“Sem uma modernização adequada, as viaturas tornam-se obsoletas e deixam de cumprir seu papel de oferecer serviços rápidos e de qualidade, essenciais para garantir o acesso da população às funções públicas do dia a dia. Diante de um cenário de transformações profundas e da necessidade iminente de atualização do parque veicular brasileiro, adotar novas tecnologias não é apenas acompanhar as inovações do mercado. Trata-se de investir diretamente na segurança e na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, assegurando que cada veículo opere com máximo desempenho e responda de forma eficiente às demandas de uma sociedade cada vez mais dinâmica e conectada”, finaliza o executivo.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação