Multifranqueados devem impulsionar novo ciclo de crescimento no franchising brasileiro
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de novembro de 2025
A presença de empreendedores que apostam em mais de uma operação no franchising vem redesenhando o mercado de franquias. Presentes em 87% das redes do todo país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), essa tendência, que ganha fôlego com amadurecimento do setor, tem se mostrado um dos principais responsáveis pelo crescimento e consolidação das marcas.
Um dos modelos que tem se destacado é o de autosserviço. Para Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, líder no segmento de lavanderias self-service no Brasil, esses investidores possuem um grande potencial para seguir sua expansão. “O crescimento desse perfil de empreendedor reflete a confiança no modelo de negócio e uma visão estratégica de longo prazo. São pessoas que experimentaram o formato, alcançaram bons resultados e decidiram expandir. Esse movimento reforça a solidez da marca e consolida uma rede com gestão mais profissional, operações eficientes e rentabilidade consistente. Hoje temos mais de 600 unidades inauguradas, sendo 60% dos franqueados na gestão de mais de uma operação”, destaca o executivo.
Com a consolidação dos multifranqueados, o setor se aproxima de um novo estágio de maturidade, menos pautado por volume e mais guiado por performance, gestão e relacionamento entre franqueador e investidor. Além de impulsionar o faturamento, esse perfil de empreendedor contribui para a padronização dos processos, o fortalecimento da cultura da marca e a expansão regional planejada. “O multifranqueado é o melhor termômetro da força da rede. Quando alguém que já opera o negócio decide abrir novas unidades, mostra que o modelo é sólido, rentável e sustentável”, completa Donaton.
Mais do que novas lojas, os multifranqueados abrem caminho para um franchising inteligente e preparado para o futuro. Por isso, também é fundamental que a franqueadora esteja alinhada a esse avanço. “Mesmo sendo investidores que já conhecem a operação, dominam o modelo e têm visão estratégica, ainda assim precisam do preparo da marca para acompanhar essa evolução. É necessária instrução para apoiar esse empresário no novo patamar de gestão que vai assumir, dando suporte nesse momento de crescimento e profissionalização à frente de mais de uma unidade”, completa Angelo.
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