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Multiempreendedor transforma paixão por viagens e sustentabilidade em negócios no Brasil e no mundo
Por Divulgação

Multiempreendedor transforma paixão por viagens e sustentabilidade em negócios no Brasil e no mundo

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de julho de 2025

Marco Lisboa criou as redes Vip House Mais, KoalaCar e 3,2,1 GO!, reformulou durante a pandemia e planeja triplicar o número unidades com a venda de pacotes personalizados

Com a veia empreendedora desde os 18 anos, a primeira empreitada de Marco Lisboa foi a criação da Vip House Mais, rede de limpeza doméstica e pós-obra criada em 2013. Dois anos depois, nasceu a KoalaCar, microfranquia de limpeza a seco para carros. Em 2019 ele decidiu entrar no segmento que fazia seus olhos brilharem: o turismo. Foi então que lançou a 3,2,1 GO!, uma rede de franquias especializada em experiências de viagem completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. O modelo de negócio de home office foi tão bem-sucedido, que hoje já reúne 70 franqueados dentro e fora do país e já faturou R$ 4,4 milhões em 2024 e planeja triplicar o número de unidades em 2025, que já está dentro e fora do país, como Estados Unidos, Europa e Ásia.

Da trajetória a recompra de todas as franquias durante a pandemia

Nascido e criado em berço de empreendedores, o paulistano Marco Lisboa, 51, cresceu observando o pai e o tio atuarem no setor automotivo, vendendo produtos para carros. Aos 14 anos, começou a trabalhar em uma videolocadora aos finais de semana e aos 18, com o dinheiro de suas economias, comprou o negócio, transformando-se de funcionário em dono. O que mais o motivava era a busca por independência – ele não aceitava a ideia de ter um chefe ou ter que cumprir horários mais rígidos.

Empreendedor desde muito jovem, Marco formou-se em comércio exterior e marketing, conciliando sua formação acadêmica com suas responsabilidades empresariais. Aos 18 anos, além da videolocadora, passou a comandar a parte comercial da empresa do tio, além de iniciar mais um terceiro negócio focado para importação de produtos eletrônicos e tecidos.

Em 2009 ele abriu a VIP House Mais, uma rede de limpeza doméstica e pós-obra. O empreendedor usava seus produtos de limpeza sustentável, com vendas realizadas de porta em porta. Em 2013, criou a franquia da marca e surfou na onda da PEC das domésticas, que operou mudanças no segmento e, por conta de uma demanda maior pela prestação de serviços de limpeza terceirizados, gerou mais oportunidades para seu negócio. Essa rede chegou a ter mais de 100 franqueados operando, inclusive, em outros estados do Brasil.

Em 2015 foi a vez da KoalaCar. Se a empresa de limpeza doméstica ia de vento em popa, porque não estender os serviços também à limpeza de veículos? Lançou então uma microfranquia de limpeza a seco, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água, obtendo-a apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, com os produtos da empresa, esse número é zero.

Em 2019 outra oportunidade, desta vez em um segmento que fazia brilhar ainda mais os olhos do empreender. Se antes explorava o mundo nos negócios, atuando com importação e exportação, agora uniria a paixão também no segmento de viagens. Neste ano decidiu empreender com uma agência de viagens, que meses depois seria também formatada em modelo de franquias. Nascia a 3,2,1 GO!, primeiramente especializada em parques de Orlando e que depois abriu o leque para experiências de viagens nacionais e internacionais. A empresa que atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada vendeu no mesmo ano, cinco franquias.
No final de 2019 diante da saturação dos mercados em que atuava e, ao mesmo tempo, enfrentando um diagnóstico de saúde que exigiria mais atenção e cuidado, Marco decidiu recomprar todas as franquias da VIP House Mais e da KoalaCar. Ele planejava reestruturar e reorganizar as marcas de forma gradual, mas a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo. Já a recém-formatada franquia, 3,2,1 GO! teria que esperar para acelerar o processo de expansão e por acreditar na rede, os franqueados resolveram continuar com o negócio, apenas pausando no período em que não puderam atuar.
Com o fechamento temporário das operações, ele aproveitou a pausa para revisar estratégias e ajustar os negócios de maneira mais eficiente. Esse período desafiador permitiu que Marco fizesse uma reformulação em suas empresas, preparando-as para um relançamento com diferenciais competitivos e um retorno mais forte após a retomada das atividades. Em 2024 a KoalaCar foi reformulada, voltou a ser franqueada e planeja abrir 100 unidades em 2025 com a abertura de novos modelos de negócio, como o delivery de limpeza por bicicleta e moto elétrica.

O retorno das redes e os diferentes modelos de negócios

Durante todo o ano de 2020 os negócios da 3,2,1 GO! ficaram pausados, já que o segmento de viagens foi bastante afetado pela pandemia. Com apenas cinco franqueados e sem a possibilidade de vender viagens, Marco suspendeu temporariamente todas as taxas para ajudar os empreendedores a permanecerem na rede. Somente em 2022, a empresa retomou suas atividades e desde então, cresceu 1.100%. A rede já conta com 70 franqueados, inclusive fora do Brasil, como Orlando, Atlanta, Itália, Portugal e Nepal, faturou R$4,4 milhões em 2024 e planeja chegar a R$6 milhões até o final do ano.

Para franqueados, oferece quatro modelos de negócios: o Home office, que permite operar sem ponto fixo, o 3,2,1 GO! na Mala, que faz com que o franqueado possa operar em qualquer lugar e o Quiosque/Store in Store, que dá oportunidade do franqueado trabalhar em pequenos centros comerciais e também dentro de outros estabelecimentos comerciais, como academias e salões de beleza, por exemplo, além do tradicional modelo com loja física.

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