market4u lidera nova fase do varejo de proximidade com inovação e ecossistema de conveniência escalável
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de agosto de 2025
Com uma trajetória marcada por reinvenção e visão de futuro, Eduardo Córdova e Sandro Wuicik consolidam a maior rede de mercados autônomos da América Latina e miram expansão nos Estados Unidos
Após anos de uma jornada de aprendizado no empreendedorismo, Eduardo Córdova e Sandro Wuicik fundaram o market4u, hoje uma das maiores redes de franquias do Brasil no segmento de mercados autônomos. Criada em 2020, em Curitiba (PR), a rede já soma mais de 2 mil unidades ativas em 155 cidades e se consolida como líder na América Latina. O modelo, que alia tecnologia, praticidade e operação 100% digital, ganhou capilaridade nacional, funcionando em condomínios residenciais e corporativos com lojas abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a presença de atendentes.
A empresa é resultado de uma jornada marcada por reinvenções. Aos 18 anos, Córdova comprou seu primeiro posto de gasolina, um negócio que o pai dele adquiriu como pagamento por um serviço de contabilidade. Ele então vendeu ao filho, que pagou em várias parcelas e, tratou de multiplicar essa oportunidade, abrindo outras franquias da rede. Na trajetória, investiu em diferentes setores como food truck, agência de marketing, café no shopping, e-commerce de roupas infantis, empresa de software, bar de espetinhos e até uma academia. Alguns negócios foram vendidos, outros encerrados. Mas a inquietação de encontrar um modelo escalável e sustentável persistia.
O modelo nasceu da experiência anterior com a Byke Station, uma vending machine para ciclistas instaladas em condomínios, criada em 2018, ao lado do amigo e sócio Sandro Wuicik. A demanda crescente por alimentos e bebidas, ao invés de itens esportivos, revelou o potencial do conceito de minimercado autônomo 24h, sem atendentes e com operação via aplicativo, nascia então o market4u.
De braços dados com a inovação
A pandemia acelerou a expansão da marca, impulsionada pela necessidade de soluções seguras e práticas. Com 12 unidades em operação e o modelo validado, a rede ingressou no franchising em maio de 2020. Desde então, caminha lado a lado com a inovação para crescer ainda mais. Com apenas dois anos de atuação, como uma das estratégias de negócio, a rede trouxe como sócio e embaixador o apresentador Celso Portiolli, que também realiza ações de marketing em suas redes sociais e também em seu programa de televisão.
Já no ano seguinte, a rede iniciou a transformação dos pontos de venda em pontos de relacionamento e experiência, os chamados PDX, que possuem diversas ações para requintar a vivência dos clientes, como eventos periódicos, com o objetivo de gerar conexão com os consumidores.
A franqueadora também não poupa esforços para satisfazer as necessidades dos franqueados e consumidores finais, no início de 2025, com 58% das unidades no estado de São Paulo, inaugurou sua nova sede na capital paulista, a 15 minutos do Aeroporto de Congonhas, que também abriga seu segundo centro de distribuição na capital. A estrutura, com cerca de 2 mil m² e 886 m² de galpão, amplia a capacidade logística e de atendimento aos franqueados. O local conta com PDX Showroom, salas de reunião e equipe dedicada de Customer Success, além de mais de 30 novas contratações.
Além disso, por dois anos consecutivos, o market4u foi classificado pela Associação Brasileira do Franchising – ABF como a maior microfranquia do Brasil.
Retail media: novo braço de atuação e mais uma aposta em tecnologia
A mais recente aposta da rede é o lançamento do market4u Ads, vertical de retail media, transformando os pontos de venda em plataformas de mídia inteligente. As lojas passam a exibir campanhas em telas digitais com base em dados de geolocalização e comportamento de consumo dos usuários, potencial ampliado pelo app, que personaliza a experiência de compra.
Crescimento acelerado e foco internacional
No primeiro semestre de 2025, o faturamento da empresa cresceu 62% em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, o market4u faturou R$ 270 milhões e projeta R$ 326 milhões para 2025. O plano é continuar expandindo no Brasil e, ao mesmo tempo, iniciar operação nos Estados Unidos, com a abertura de cinco unidades até o fim de 2025 e o lançamento do modelo de franquias no país em 2026. Com foco em conveniência, experiência do cliente e, agora, mídia digital, o market4u acelera seu crescimento e reforça sua posição como referência em tecnologia aplicada ao varejo de proximidade no Brasil e, em breve, fora dele.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação