NAvegue pelos canais

Lavô acelera crescimento e quer democratizar serviço de lavanderia rápida e acessível para todo o Brasil
Por Divulgação

Lavô acelera crescimento e quer democratizar serviço de lavanderia rápida e acessível para todo o Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de agosto de 2025

Franquia aposta em tecnologia e autogestão para popularizar o modelo de lavanderia self-service

Lavar e secar roupas são tarefas rotineiras que ultrapassaram as áreas de serviço convencionais e tornaram-se um bom negócio. Com o auto serviço em alta e a busca por praticidade e economia, as lavanderias self-service vêm ganhando cada vez mais popularidade no dia a dia dos brasileiros, mas nem sempre foi assim. A popularização desse modelo de negócio aconteceu nos últimos anos e a Lavô, líder no segmento com mais de mil unidades comercializadas, foi uma das propulsoras do movimento. Quando o ex-representante comercial, Angelo Max Donaton, completou 40 anos e decidiu mudar os rumos da vida profissional lançando a Lavô, uma rede de lavanderias de autoatendimento e autogestão, ele não imaginava que o cenário mudaria em tão pouco tempo. Com investimento de R$2 milhões em tecnologia com os parceiros em 2024, a franquia é um exemplo de que a inovação veio para modernizar a vida em todos os sentidos e ajudar a Lavô a levar para todo Brasil uma forma justa, rápida e barata de lavar e secar roupas com qualidade.

Em 2017, quando soube que uma amiga passaria seis meses na estrada viajando pela América do Sul, imaginou muitos desafios, mas nenhum envolvia uma saga para lavar roupa. Preso ao escritório, o então representante comercial com 25 anos de experiência não pôde largar o trabalho para se juntar à aventura, mas acabou acompanhando toda a road-trip -e os perrengues- à distância. Do Brasil, teve a ideia que mudaria sua vida e o transformaria em empreendedor. O negócio se tornou uma franquia em 2020 e logo no primeiro ano comemorou 80 unidades. Para 2021, a meta era ambiciosa: 350 unidades. O que a equipe não esperava é que bateria este número ainda no 3° trimestre. Agora, a Lavô possui mais de 600 operações e mais de mil vendidas.

A história da Lavô

Quando entendeu que lavar e secar roupa poderia ser mais rápido e fácil, Angelo Max Donaton, enxergou uma oportunidade para abrir um negócio rentável, sem funcionários e com liberdade para que não perdesse nenhuma outra viagem com os amigos. O empreendedor se lembrou do próprio intercâmbio pelos Estados Unidos, onde as lavanderias de autoatendimento são comuns e facilitaram muito os meses em que passou por lá na juventude. Identificando que este tipo de estabelecimento ainda era raro na América do Sul, em 2018 abriu a 1° loja da Lavô, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A cidade era ideal: um destino turístico o ano todo e que conta com um clima úmido que dificulta a secagem das roupas. A lavanderia self-service, em pouco tempo chamou a atenção dos visitantes e dos moradores, criando uma clientela fiel e extensa.

O modelo de negócios deu tão certo que em 2020 se consolidou como franquia. O cliente chega, mede as roupas no cesto, coloca na máquina, paga pelo serviço em um totem de autoatendimento e sai com as roupas limpas e secas em pouco mais de uma hora. E o local da primeira unidade franqueada não poderia estar mais de acordo com a história da marca que começou na estrada: um posto de gasolina. Desde esta primeira operação, em Campinas, já são mais de 21 estados brasileiros que contam com o serviço.

Com modelos flexíveis, para salas comerciais, condomínios e até em contêineres, a marca se tornou uma franquia rentável e de baixo investimento com metas de avançar com o plano de expansão pela América do Sul, popularizando o modelo self-service para lavar e secar roupas. A lavanderia demanda 15 minutos diários apenas para organizar e limpar o local, mas o restante do trabalho de gerenciamento e administração pode ser feito de qualquer lugar através da plataforma online da marca. A gestão inteligente está atraindo empreendedores que, assim como Angelo buscam conciliar um empreendimento rentável com uma vida pessoal de sucesso, sem passar tempo demais no escritório ou pendurando roupa no varal.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe