NAvegue pelos canais

Inovação no prato: Grupo HSH utiliza IA para potencializar franqueados e melhorar serviços
Por Freepik

Inovação no prato: Grupo HSH utiliza IA para potencializar franqueados e melhorar serviços

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de outubro de 2025

Segundo ABES e IDC 79,2% das empresas do setor utilizam IA no dia a dia; No Grupo HSH, Maria e Iago ajudam na capacitação e captação de franqueados

A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a forma como restaurantes e serviços de alimentação operam. Desde a análise de dados para prever tendências de consumo até a automação de processos. Segundo estudo realizado entre janeiro e abril deste ano pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em parceria com a IDC, 79,2% dos líderes das principais companhias do país já utilizam IA em seus negócios.

Nesse cenário, o Grupo HSH, rede de delivery especializada em culinária asiática e havaiana, formado pelas marcas Home Sushi Home, ManguShoyu e Hot Chop, vem apostando no uso de inteligência artificial para otimizar processos e impulsionar a expansão dos negócios. A rede desenvolveu dois assistentes virtuais, Maria, que auxilia nas dúvidas operacionais dos franqueados, e o Iago, responsável por responder automaticamente os interessados na franquia, por meio do landing page – página da web projetada especificamente para converter visitantes em negócios efetivos. A principal função de ambos é acelerar o atendimento aos empreendedores que já fazem parte da rede e aos possíveis interessados em abrir uma franquia, tirando a necessidade de entrar em contato com o suporte humanizado. “Iniciamos o processo juntando todas as dúvidas frequentes desses dois públicos. Após isso, preparamos todo o material de treinamento para termos as melhores respostas dos agentes. Antes de lançarmos os novos recursos oficialmente, rodamos internamente e testamos todas as respostas e entregas da inteligência artificial”, destaca Amauri Sales de Melo, sócio-fundador e CEO do Grupo HSH.

Segundo o executivo, a adoção da tecnologia tem gerado resultados significativos como ganho de eficiência no suporte, economia de tempo para a equipe e maior agilidade na análise de dados. “Enxergamos no dia a dia que muitas das dúvidas recorrentes dos franqueados que eram direcionadas a equipe, muitas vezes fora do horário comercial, agora são tiradas diretamente com a I.A, acelerando o atendimento ao franqueado e diminuindo demanda da equipe de suporte, que agora pode focar em outras inovações para a rede”, complementa.

Com a inteligência artificial como aliada, o Grupo HSH demonstra que é possível oferecer um serviço de excelência, capacitando franqueados e melhorando a experiência do cliente. À medida que o setor evolui, o Grupo HSH continua comprometido em liderar essa transformação, garantindo que suas marcas permaneçam sinônimo de qualidade e inovação no mercado. “Acreditamos que a implantação da Maria e do Iago é apenas o começo. Nosso objetivo é continuar aprimorando os assistentes, trazendo cada vez mais funcionalidades que atendam tanto os franqueados quanto os clientes em potencial. Estamos comprometidos em trazer inovação para o Food Service. A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que, quando bem utilizada, pode transformar desafios em oportunidades”, finaliza.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe