Ideia brasileira e solução australiana: amigos criam armários inteligentes para solucionar os desafios das entregas
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de julho de 2025
A rede que hoje tem mais de 130 franquias e presença em ao menos 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, acaba de alcançar um faturamento de R$ 4 milhões
Nos últimos anos, as compras online se tornaram um hábito cada vez mais comum na rotina dos brasileiros, especialmente durante a pandemia, que impulsionou de forma significativa o mercado. Segundo informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o segmento teve um crescimento de 79,2% entre 2019 e 2022. Foi nesse novo cenário que Elton Matos enxergou uma oportunidade de tirar o seu sonho do papel, dando origem à Airlocker, a primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis.
Inicialmente, a solução da Airlocker visava ser um intermediário entre o serviço de lavanderia e o consumidor final. No entanto, com o tempo, a tecnologia da empresa passou a se focar no armazenamento de entregas. Hoje, a rede conta com mais de 130 franquias espalhadas em 18 estados do Brasil e no Distrito Federal, além de uma unidade em Luanda, na Angola. A rede, que acaba de ultrapassar a sua meta de unidades e atingir um faturamento de R$ 4 milhões, pretende chegar a 500 franquias pelo país e faturamento de R$ 8 milhões em 2025.
Para o sócio-fundador e CEO da Airlocker, Elton Matos, o empreendedorismo sempre foi um caminho natural. Acompanhou a trajetória do pai, Ezequiel Matos, que começou do zero e construiu um patrimônio sólido, sendo um dos responsáveis por trazer a 5àSec para o Brasil. Nascido em Campo Mourão, uma cidade do interior do Paraná, o caçula de dois irmãos, era o mais ativo nos negócios da família e desde os 15 anos fazia questão de acompanhar o seu pai no gerenciamento dos negócios. Conforme os anos se passaram, ele se envolveu em diversas frentes da rede de lavanderias, indo desde a manutenção à administração.
Aos 25 anos, Elton decidiu expandir seus horizontes e se aventurou no empreendedorismo. Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com MBA em Mercado de Capitais, ele investiu em uma empresa da área financeira, onde trabalhou como operador de bolsa por dois anos. No entanto, o seu espírito desbravador falou mais alto e ele logo percebeu que a rotina de ficar horas diante de um computador não era o que realmente o motivava.
A grande aposta
Elton, que foi moldado para empreender desde a adolescência, enxergou na tecnologia dos armários inteligentes a sua grande aposta. O insight de criar uma solução que levasse maior praticidade e conveniência para complexos residenciais e comerciais veio a partir da percepção de uma mudança no mercado, o que o empreendedor chama de quebra do dress code.
Ao observar o movimento no negócio de sua família, com a 5àSec, o empreendedor percebeu que cada vez mais o consumidor está se vestindo de uma maneira despojada, diminuindo a frequência do uso de roupas que precisam de uma manutenção especializada como o serviço de lavagem e secagem de uma lavanderia. Hoje, grande parte das pessoas, principalmente, na faixa etária dos 30, lavam e secam as peças em suas próprias casas. No entanto, ainda contam com itens mais elaborados para eventos especiais. Aqui, a virada de chave para Elton aconteceu quando ele percebeu que se o cliente não vai até a lavanderia, a lavanderia deve ir ao cliente.
Uma parceria inusitada
Com a solução em mente, chegou a hora de colocar a mão na massa. Sendo assim, em 2019 Elton prospectou uma empresa de São Paulo para desenvolver a tecnologia dos armários inteligentes. Entretanto, por questões burocráticas, a parceria acabou não avançando. Para desabafar sobre a situação, ele ligou para um amigo de infância que estava morando na Austrália. João Mello é formado em Publicidade e Propaganda, mas fez uma transição, consolidando a sua carreira na área de tecnologia. Mello, que já tinha desenvolvido softwares similares aos dos armários inteligentes, se ofereceu para desenvolver os recursos tecnológicos do projeto. Com um trabalho 100% remoto e no formato de home-office, os amigos começaram a dar vida à Airlocker por meio de um investimento próprio de R$ 20 mil. Esse primeiro ano da startup foi totalmente dedicado à elaboração da tecnologia. Hoje João é sócio-fundador e CTO da Airlocker.
Pivotagem
Em 2020 a Airlocker já estava pronta para ingressar no mercado. O primeiro equipamento da empresa foi implementado em um condomínio no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre. A proposta era que quando o morador deixasse a sua roupa no armário, a lavanderia fosse notificada, fizesse a coleta do item, cobrasse o serviço pelo aplicativo e devolvesse a peça no armário inteligente, também apelidado de smart locker, na versão em inglês.
Após essa etapa inicial, era o momento de pensar em como escalar o negócio. Em uma conversa com um consultor, Elton se deu conta de que estava apaixonado pela solução dos armários inteligentes. No entanto, para construir um empreendimento realmente escalável, era fundamental que se apaixonasse pela dor do consumidor final.
Em plena pandemia, os empreendedores identificaram um aquecimento do e-commerce. Logo, um grande problema estava no recebimento das encomendas. Além disso, ainda havia a necessidade do distanciamento social. Neste momento, os amigos entenderam que a Airlocker não deve ser limitada a apenas uma startup de armários inteligentes. O projeto precisava ir além, focando totalmente no software. A solução da empresa é a sua inteligência. Por isso, Elton e João pivotaram o projeto para o armazenamento de entregas. Como diferencial, construíram um marketplace onde os consumidores conseguem ter acesso a parceiros com serviços de lavanderia, pet shop, entre outros.
Mais um integrante à bordo
Em 2021 Elton fazia o trabalho de ir de porta em porta, apresentando a Airlocker já em sua nova roupagem para as empresas de segurança de condomínios, peças fundamentais do seu modelo de negócio e que o ajudaram a fechar alguns contratos em Porto Alegre. No entanto, foi em 2022 que o destino agiu novamente, promovendo um novo encontro que seria essencial para o impulsionamento do empreendimento.
Um dos hobbies de Elton era ser host de um podcast e logo na gravação do seu primeiro episódio o entrevistado era Fábio Xavier, especialista no setor de franquias e com uma bagagem de mais de 25 anos no nicho, tendo passagem em uma importante multinacional da área de petróleo. Nesta troca, Fábio se interessou pela proposta da Airlocker, ingressando no projeto com o intuito de amplificar a visibilidade da startup em território nacional.
Juntos e em parceria com o Ecossistema 300 Franchising, os empreendedores formataram a franquia. Desde que começaram a estudar essa ideia a de fato iniciar a expansão, foi mais de um ano. Afinal, não existia nenhum benchmark no nicho e a Airlocker tornou-se a primeira rede brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis.
Objetivo sendo cumprido
Dentro do franchising a Airlocker vê o seu objetivo de oferecer maior praticidade e conveniência a moradores de condomínios e ao público que frequenta complexos comerciais sendo atingido com sucesso. Do ponto de vista do franqueado, a franqueadora possibilita o gerenciamento do próprio negócio por meio de uma tecnologia de ponta e sem burocracias. Além de não precisar de funcionários, proporciona uma média de trabalho semanal de apenas 4 horas e conta com um suporte 24/7 para o software. O investimento inicial é de a partir de R$ 99 mil, incluindo taxa de franquia, taxa de implementação e aproximadamente 6 armários.
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