NAvegue pelos canais

Gestão de equipe: como criar um ambiente motivador e de alto desempenho
Por Freepik

Gestão de equipe: como criar um ambiente motivador e de alto desempenho

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de outubro de 2025

Juliana Domingues fundadora do Linda Todo Dia, usa expertise que adquiriu enquanto era franqueada para compartilhar dicas de liderança

Gerir uma empresa não é simples, exige, acima de tudo, saber liderar. E liderança vai muito além de delegar tarefas: trata-se de construir um ambiente motivador, onde as pessoas se sintam valorizadas. Quando o colaborador está satisfeito com a empresa, ele se dedica mais, cresce junto e contribui com melhores resultados. A Juliana Domingues, fundadora e CEO do Linda Todo Dia, rede de salão de beleza completo para todos os perfis de mulheres, já esteve do outro lado, como franqueada no setor de educação, e essa experiência foi essencial para entender o que funciona na prática.

Hoje, como franqueadora no segmento de beleza e bem-estar, Juliana aplica tudo o que aprendeu sobre padronização, suporte ao franqueado e foco em vendas. “Para um negócio dar certo, é essencial entender sobre gestão, liderança e o papel das pessoas dentro da empresa. Um negócio só cresce com o engajamento da equipe, e isso exige presença, propósito e direção clara”, destaca.

Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, 2,4 milhões de empresas fecharam no Brasil em 2024, registrando uma alta de 12% em relação a 2023. Uma empresa pode fechar por muitos motivos, entre eles, por falhas ou ausência de planejamento e falta de gestão.

A executiva preparou uma lista com três dicas essenciais de liderança para impulsionar os funcionários a alta performance, confira:

  • Seja acessível e presente
  • Criar conexões com a equipe é fundamental para o crescimento saudável da empresa e tudo começa com escuta ativa. “Quando você se mostra disponível para ouvir ideias e dar feedbacks honestos, derruba barreiras e faz com que as pessoas se sintam valorizadas e parte do processo. Isso fortalece a cultura da empresa e o engajamento do time”, comenta a CEO.

  • Promova equilíbrio entre cobrança e acolhimento
  • “Alta performance não vem da pressão constante, e sim do equilíbrio. Cobrar é necessário, mas com clareza e propósito. Mais importante ainda é mostrar que o colaborador pode contar com você e que há espaço para dialogar e resolver desafios em conjunto”, reforça a empresária.

  • Reconheça e valorize o esforço
  • Pequenos gestos de reconhecimento podem gerar grandes impactos. “Celebre conquistas, valorize o esforço e incentive o crescimento. Mostre ao colaborador que você enxerga o caminho que ele está trilhando. No caso de franquias, é essencial entender o que está funcionando nas unidades, porque os funcionários também têm muito a ensinar, tanto para a liderança quanto para o desenvolvimento da empresa”, conclui Juliana.

    A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    Compartilhe