NAvegue pelos canais

Fruto da Amazônia faz sucesso no exterior por meio  do franchising
Por Pedro Silvestre

Fruto da Amazônia faz sucesso no exterior por meio do franchising

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de setembro de 2025

Açaí Concept expande Brasil afora; CEO da marca, Rodrigo Melo conta quais passos são fundamentais para levar uma marca para o exterior

O açaí conquistou o Brasil e agora ganha o mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em setembro de 2024, a produção do fruto cresceu impressionantes 70% nos últimos cinco anos. O que antes era típico da região Norte do país e conquistou todo o território nacional, hoje é tendência global. Marcas brasileiras vêm se destacando no mercado internacional, levando o sabor único do açaí para o mundo todo. Um exemplo bem sucedido é a Açaí Concept, rede de franquias de açaí e cremes tropicais, criada em Maceió (AL), que caiu no gosto dos estrangeiros e vem ampliando sua presença no exterior.

“Ver a nossa marca cruzar fronteiras e conquistar outros países é a prova de que acreditar no potencial brasileiro vale a pena. Levamos o sabor do açaí com autenticidade, e o mundo está abraçando essa energia. Esse é só o começo”, celebra Rodrigo Melo, co-fundador e CEO da Açaí Concept, presente em países como Equador, Estados Unidos, Suíça, Chile, Canadá, Portugal, Emirados Árabes, Espanha e Turquia.

Passos para a internacionalização de sucesso

Com quase 50 lojas abertas no exterior, a Açaí Concept segue com grandes planos internacionais. A marca traçou uma estratégia ambiciosa para abrir mais 500 unidades fora do Brasil nos próximos 5 anos. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de franquias nacionais no exterior cresceu 26,3% em 2023, para 2.175. No entanto, levar uma marca para fora do Brasil não é uma tarefa simples. Além das diferenças culturais, há desafios relacionados à adaptação às legislações locais e aos padrões de consumo.

“É fundamental criar um plano de negócios focado na região-alvo. Isso significa entender o público, identificar bons distribuidores e buscar parceiros estratégicos que ajudem a acelerar o desenvolvimento da marca no novo mercado. Por exemplo, realizamos um estudo aprofundado na Espanha, onde recentemente abrimos nossa primeira unidade com um conceito inovador: o Açaí Concept Café. Além dos nossos produtos tradicionais, agora oferecemos também opções de café no menu, ampliando ainda mais a experiência do cliente”, destaca o executivo.

Rodrigo Melo, executivo pernambucano com vasta experiência em multinacionais de bens de consumo — especialmente nas áreas de alimentos e bebidas, listou três passos que não podem faltar no processo de internacionalização de uma marca. Confira:

Entenda a exportação: Antes de expandir, é imprescindível conhecer as nuances de exportar seus produtos, como regras de impostos, tarifas e regulamentos comerciais nos países em que quer atuar. Essa etapa ajuda a evitar surpresas e a otimizar custos.

Estude o mercado local: Não basta apenas transportar o modelo de negócios; é necessário adaptar-se. Para garantir a aceitação da marca é necessário compreender a cultura, o comportamento do consumidor e as preferências locais. Por isso, é recomendado que seja feita uma pesquisa de mercado minuciosa para indicar quais ajustes são necessários no produto ou no serviço.

Encontre parceiros estratégicos: O sucesso da internacionalização depende de bons aliados no país de destino. Seja por meio de franquias, distribuidores ou representantes locais, parceiros estratégicos ajudam a navegar os desafios operacionais e a acelerar o crescimento da marca.

Crédito: Pedro Silvestre

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe