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Engajamento mágico em redes temáticas: como os clientes se tornam fãs e embaixadores da marca
Por Viviane Boscaro/Vassoura Quebrada

Engajamento mágico em redes temáticas: como os clientes se tornam fãs e embaixadores da marca

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de julho de 2025

Vassoura Quebrada aposta em experiência imersiva, atendimento, senso de comunidade e pertencimento para cativar público e impulsionar recomendações

Em tempos de fenômenos comportamentais como o FOMO (sigla para a expressão em inglês fear of missing out, traduzida livremente em português para “medo de ficar de fora”), um contraponto pode ser a satisfação de pertencer, vivenciar algo especial e, claro, dividir os momentos com a rede de amigos e conhecidos, seja de forma analógica ou online. Entre as experiências mais buscadas, estão shows, exposições da cultura pop e até restaurantes, principalmente quando oferecem entretenimento além do cardápio, como decoração interativa e “instagramável”.

No Vassoura Quebrada, rede de restaurantes pioneira na temática de magia e bruxaria, fãs de literatura fantástica mergulham nas aventuras que tanto consomem. Colocando em prática sonhos de criança, o público registra cada etapa, com comidas e bebidas encantadas e divulgam nas mídias a exclusividade de provar daquela realidade mágica. “Quando a experiência é positiva, além de retornar, o cliente ainda cativa outros, porque transmite a vontade de vivenciar aquilo. Assim, ele se torna um embaixador até mesmo informal da marca”, explica Antônio Augusto Ribeiro de Souza, responsável pela expansão.

Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, 92% dos consumidores acreditam mais em sugestões de amigos e familiares do que em anúncios publicitários. Além de conhecidos, 88% dos respondentes confiam em avaliações escritas por outros consumidores. Nesta perspectiva, restaurantes que estabelecem relações de maior proximidade com os clientes destacam-se entre as indicações.

“Na nossa marca, temos a felicidade de contar com uma clientela muito apaixonada por este tema, que já os atrai pela curiosidade. Mas sabemos que, não fosse a qualidade do atendimento e dos produtos, o público não levaria adiante, porque na internet gostamos de nos apresentar como vanguardistas, mostrar que `descobrimos’ aquele lugar especial”, comenta o empresário.

Confira a seguir 5 dicas de como fortalecer a relação do público com a marca e podem torná-los embaixadores:

Experiência imersiva
Não basta vender, é preciso contar uma história. Desde a decoração até os detalhes do atendimento, tudo é pensado para que cada visita seja uma jornada mágica. “Em locais com este conceito de `universo fantástico’, assim que o cliente adentra, ele precisa sentir que foi teletransportado para aquele mundo diferente. Ali, ele se torna um bruxo, um feiticeiro, um guerreiro. É a realização de um sonho antigo, criado desde as primeiras páginas dos livros que inspiraram aquela paixão”, conta Augusto.

Comunidade e pertencimento
Criar um ambiente onde os clientes se sintam parte de algo maior é fundamental. Eventos e interações nas redes sociais criam laços que fortalecem esse senso de pertencimento e transformam clientes em membros daquela comunidade. Segundo o executivo, “quando nos tornamos fãs de algo, a tendência é nos aproximarmos de pessoas com o mesmo gosto, que falam a mesma língua. No Vassoura Quebrada, este senso de comunidade é latente. Vez ou outra realizamos eventos e trívias voltados ao nosso público, que cria laços entre si e com a marca”, compartilha.

Exclusividade e personalização
Entregar algo único, seja um produto exclusivo ou um atendimento personalizado, torna a marca inesquecível. O segredo é oferecer algo aos visitantes que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Para isso, o empresário conta que “a sensação de transformar-se em `bruxos’ e bruxas’, provar as bebidas mágicas de seus personagens favoritos ou até mesmo receber a carta-convite para a escola de magia”, lembra.

Engajamento nas mídias sociais
Criar conteúdos instigantes, incentivar check-ins e desenvolver hashtags exclusivas são estratégias que ampliam o alcance da marca e transformam clientes em porta-vozes espontâneos. “Uma estratégia é criar campanhas que engajam o público a divulgar nas suas redes sociais, marcar a loja, fotografar com itens de decoração ou até com a equipe caracterizada. O cliente sente-se acolhido e nós ganhamos muita visibilidade com essa repercussão carismática e positiva”, sugere o empresário.

Atendimento encantador
Invista em treinar a equipe para proporcionar um atendimento acolhedor e lúdico, tornando cada interação um momento especial. Pequenos gestos fazem a diferença e criam memórias que fazem os clientes retornarem e recomendarem a experiência. “Interação e brincadeiras com adultos, mas principalmente crianças, fazem a diferença. Aos olhos dos pequenos, toda aquela magia é real. Então é fundamental respeitar e manter essa atmosfera”, finaliza Antônio Augusto.

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