Empresário do interior de Minas vende casa, carro e o próprio negócio para criar rede de estética e saúde exclusiva para homens
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de julho de 2025
Com receio de dizer que buscava tratamentos de estética, Luis Fernando Carvalho visualizou um nicho de mercado com grande potencial
Dono de uma produtora que fazia campanhas publicitárias e com histórico de outros negócios na área de construção e eventos, Luis Fernando Carvalho teve a ideia que transformaria sua vida enquanto esperava, na recepção de uma clínica de estética, sua vez para fazer um tratamento. Mais atento à saúde e disposto a cuidar do corpo após enfrentar uma doença, o mineiro de Uberaba percebeu que, assim como ele, outros homens tinham receio de dizer que faziam procedimentos estéticos. A solução, então, era criar o mesmo espaço, só que exclusivo para homens. Durante todo fim de semana, Luis estudou as oportunidades e descobriu com a irmã, que é esteticista, que havia público e nenhum concorrente. Na segunda-feira, alugou um imóvel. Em três meses, a Homenz abriu às portas e, desde maio de 2019, vem conquistando o público masculino. A marca fechou em 2024 com o faturamento de R$ 100 milhões e hoje conta com 66 unidades no Brasil e mais de 100 implantações.
Os carros-chefes são o implante capilar e a depilação a LED, mas outros serviços se somam ao catálogo, como tratamento faciais e corporais. Acreditando que a Homenz tinha todo o potencial de dar certo, devido à alta demanda na busca pelos serviços, Luis percebeu a oportunidade de negócio e vendeu a produtora de vídeo que tinha criado há 20 anos, fez um empréstimo de R$ 100 mil e aportou o dinheiro no novo negócio. Investiu em equipamentos usados e, numa sala num prédio comercial, que ainda nem tinha sido inaugurado, começou a atender os primeiros clientes. No caso, os amigos. Como Luis também tinha experiência com a realização de eventos, ele possuía uma vasta rede de contatos, que o ajudou indicando para outros.
Embora vivendo as dificuldades do negócio próprio, que neste caso ainda incluía entender o que fazia ou não sentido em relação à estética masculina, Luis ousou novamente. Vendeu a casa e o carro e, em 2020, abriu a segunda unidade em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, em sociedade com um amigo. Aprendendo a fazer a gestão à distância, se deparou com mais um desafio. Desta vez, a pandemia. Já determinado desde o início a fazer dar certo e sonhando também em ter uma rede de franquia, o empresário aproveitou o período em que as lojas estavam fechadas para estudar o franchising. Destemido, resolveu procurar quem entende do negócio e chegou em um franqueador do segmento de saúde e beleza, que se dispôs a ensiná-lo sobre o segmento.
Luis foi então para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e fez uma imersão por um ano no negócio do novo amigo. Formatou a Homenz para o sistema de franchising e, em 2021 abriu a primeira franquia em Itajaí, cidade vizinha, e outra em Joinville, a 100 km de Balneário. Em todas as aberturas, até a 15º, em 2023, Luis não poupou esforços para dar vida a cada clínica. Escolhia os pontos, negociava diretamente com o arquiteto, fazia os serviços de limpeza e organização; e, de noite, vendia mais unidades. O crescimento chamou atenção do cantor e ator Lucas Lucco e dos sócios Leonardo e Leandro Castelo, proprietários da 300 Ecossistema de Alto Impacto, que em 2023, se tornaram sócios do empreendimento, que conta com um plano de assinatura de serviços de R$ 99,90 mensais, adotado por cerca de 3 mil clientes atualmente, está avaliado em R$ 129 milhões, unindo forças para escalar a expansão da marca.
Do vendedor de picolé ao empresário de sucesso
A persistência de Luis não é recente. O adolescente que vendia picolé na rua, mas que acabava devendo mais do que faturando por tomar os sorvetes que deveria vender, deu vez ao jovem empreendedor. Aos 17 anos, começou a ajudar o tio, que realizava eventos em Uberaba. Aos 18, foi trabalhar numa produtora de vídeos de casamento e, sem nenhum conhecimento, passou oito meses atuando de graça para aprender o ofício. Aprendeu tanto que, com o tempo, passou a ser a referência dos clientes, que o procuravam diretamente. Negociou o salário, que era suficiente apenas para a parcela do carro que queria comprar e, sem dinheiro para gasolina, passou a oferecer carona para os vizinhos em troca de combustível.
Em 2008, com a mesma idade, criou a própria produtora, focada em comerciais de TV. Junto com o sócio, pediu emprestado os equipamentos para os concorrentes e começou a editar. Com amplo conhecimento e muitos contatos que fez, atraiu os clientes. E não só clientes: atraiu também um segundo sócio, para quem já tinha feito um serviço, e com ele se desenvolveu como empresário. Atuando principalmente como diretor de cena, o novato empreendedor do interior de Minas Gerais fez campanhas para o Brasil inteiro. Resolveu diversificar e, enquanto mantinha a produtora, atuou também na área de construção, levou apresentações de stand-up comedy para Uberaba e construiu um espaço que alugava para eventos. Focado em negócios e conquistar cada vez mais, assim como muitos homens, Luis negligenciou a saúde. Comia mal, não se exercitava ou praticava esportes. Até o ano de 2017, quando um câncer o fez olhar mais para si.
E foi nesse processo, de cuidar de si, que o então empresário teve a brilhante ideia que mudaria o seu destino. Disposto a facilitar o acesso aos procedimentos de estética e cuidados com a saúde, Luis percebeu que um ambiente destinado aos homens poderia estimulá-los mais a procurar por esses tratamentos. Vivendo intensamente a vida, o mineiro não hesitou: deu vida à Homenz, promovendo o conceito de que o autocuidado não fere a masculinidade de ninguém. Sentindo-se mais jovem do que cinco anos atrás, o CEO da rede de franquias não deixa dúvidas de que espaço e força de vontade para expandir não faltam.
Espaço pensando para seu público
O ambiente é projetado para que o homem se sinta à vontade, cada detalhe, desde a decoração, o aroma e até o atendimento personalizado, foi pensado para criar uma experiência sensorial completa. Mais do que oferecer serviços estéticos, a proposta é transformar a maneira como os homens enxergam o autocuidado.
Muitos clientes chegam à clínica em um momento de mudança, seja por desafios pessoais, insatisfação com a própria imagem ou até mesmo questões profissionais. A baixa autoestima pode afetar diversas áreas da vida, e é nesse ponto que a transformação acontece. Com tratamentos que vão além da estética, trabalhamos para restaurar a confiança, promover o bem-estar e transformação.
Os serviços mais procurados refletem as principais preocupações do público masculino, são `dores’ que impactam diretamente a segurança no dia a dia. Ao investir nesses cuidados, resgatam sua autoconfiança, se sentem mais motivados e preparados para encarar novos desafios.
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