Ele começou o negócio como lavador de carros e hoje lidera uma rede com unidades no Brasil e no exterior
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de julho de 2025
O empresário hoje influencia mais de 600 mil pessoas em suas mídias sociais, e é fundador de uma rede de franquias com clientes como Carolina Dieckmann e Ivete Sangalo.
A frustração em um primeiro negócio e o sonho de ser ator interrompido foi o que levou Fritz Paixão a investir em algo completamente diferente do que já havia atuado. A reavaliação de propósitos e a reviravolta em sua vida pessoal foram o impulso necessário para despertar sua veia empreendedora e assim nasceu a CleanNew, uma rede de serviços de higienização e conservação de estofados que faz sucesso no Brasil e internacionalmente. Há mais de dez anos no mercado e sete no franchising, sendo a única marca a oferecer serviços de blindagem de estofados e higienização, a rede prevê faturamento de R$45 milhões em 2025. Fritz também aposta na forte presença nas redes sociais como estratégia de marca, divide com os mais de 600 mil seguidores, o que reflete em 9 milhões de visualizações por mês, sua rotina de trabalho e o sucesso da franquia.
O êxito dessa empreitada deve-se a dois fatores: fé e resiliência. Natural de Salvador e formado em fisioterapia, o empresário deu os primeiros passos no empreendedorismo com um negócio de piscicultura, prática que se refere ao cultivo de peixes em açudes ou represas. Com a expectativa de lucratividade rápida, investiu com mais dois sócios um alto valor no negócio, mas logo viu o sonho esvair literalmente rio abaixo quando a companhia hidrelétrica da região precisou abrir as comportas para amenizar os efeitos da enchente causada pelas chuvas e os peixes morrerem nos tanques. Desanimado com o cenário e sem motivação para seguir com a carreira de fisioterapeuta, área em que tinha se graduado, Fritz resolveu apostar num sonho antigo: ser ator.
Planejou e mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou teatro e fez cursos para apresentador. Inquieto, começou a desenvolver programas para TV e apresentar às emissoras, quando conquistou uma vaga de apresentador em uma emissora famosa. Com o trabalho e a visibilidade, conheceu muitos artistas, uma vantagem que, lá na frente, seria determinante para o sucesso do futuro negócio. Com um ano de casa, foi desligado e, em viagem para Salvador, precisou estender a visita por questões médicas, já que, na época, a mãe havia se lesionado e precisava de cuidados.
E foi ao retornar à Bahia que recebeu o convite para apresentar um programa de sorteio de prêmios na televisão e, três anos depois, novamente sem emprego, visualizou um novo potencial de negócio: lavagem automotiva em condomínios residenciais voltado para o público feminino de alto padrão, algo totalmente novo lá em Salvador. Com um investimento inicial de pouco mais de R$ 3 mil parcelados em 10 vezes, Fritz Paixão usou o seu limite do cartão de crédito para comprar equipamentos e produtos de limpeza. Apostou no negócio e logo ficou famoso entre os condomínios da elite soteropolitana. E se Fritz higienizava carros, para muitos clientes ele também era capaz de higienizar sofás e estofados; foi dessa procura, então, que o empreendedor percebeu o potencial deste novo nicho. Aos poucos, conciliando os serviços, vislumbrou o futuro e fundou a CleanNew, arriscando tudo, abriu algumas filiais em cidades estratégicas como São Paulo e Rio de Janeiro. Atendeu personalidades como Ivete Sangalo, Carolina Dieckmann, David Brazil, Rodrigo Faro, Roberto Justus, Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine, que gostaram do serviço e começaram a divulgar nas redes sociais.
A demanda aumentou tanto, que foi necessário reinventar e expandir a empresa através do franchising. Hoje a marca é a maior rede da América Latina especializada em higienização de estofados e conta com operações na Europa e nos Emirados Árabes.
A CleanNew é uma das companhias que vêm investindo no varejo, com a aposta em produtos exclusivos para consumidor final, diversificando sua atuação no mercado. Recentemente a empresa deu um importante passo para o crescimento da marca e lançou a própria indústria. A fábrica possui um importante papel de fortalecimento da marca e da qualidade dos produtos, além de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. O local também é sede do maior centro de treinamento de lavadores de estofados da América Latina.
Outro diferencial da marca é o investimento digital, com a figura do CEO como influenciador. Entre os conteúdos postados nas redes sociais do executivo estão mensagens motivacionais, momentos de trabalho e algumas dicas que servem de inspiração para quem deseja trilhar o mesmo caminho.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação