NAvegue pelos canais

Educação além da escola: como cursos práticos potencializam o desenvolvimento infantil
Por Divulgação

Educação além da escola: como cursos práticos potencializam o desenvolvimento infantil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de agosto de 2025

Especialista destaca como o acesso a novos conhecimentos na infância impulsiona o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, o aprendizado infantil precisa ser completo e prático. O estímulo de novos conhecimentos na infância é muito importante e ultrapassa as salas de aula convencionais. Cursos como robótica, informática e inglês infantil têm se mostrado grandes aliados no reforço escolar, ampliando o raciocínio lógico, a criatividade e até a autonomia dos pequenos. Essas formações ajudam a despertar o interesse pelo conhecimento de forma leve, lúdica e interativa. As crianças começam a compreender, na prática, como a tecnologia funciona, como se comunicar em outro idioma e como resolver problemas com lógica. Pesquisas do Afterschool Alliance mostram que alunos em atividades pós-escolares de qualidade têm melhor frequência, comportamento e desempenho em testes e notas, com ganhos de até 38 % em taxa de promoção e notas melhores em leitura e matemática. Isso se traduz em mais engajamento nas atividades escolares e até melhora no rendimento. Kassia Koslowski, franqueada da Jumper! Profissões e Idiomas, listou os benefícios desses cursos e os impactos positivos no desenvolvimento.

Robótica

Essa é uma atividade que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas e trabalho colaborativo. Além disso, pode ser uma forma interativa e envolvente de aprender conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. É indicado para crianças com idade entre 8 e 12 anos, que gostam de matemática, programação, mecânica e elétrica, e que têm um raciocínio lógico acima da média, e desenvolvem a compreensão de como a tecnologia pode ser útil para melhorar a vida das pessoas.

Inglês

Além de ampliar as possibilidades de comunicação no futuro, aprender um segundo idioma na infância fortalece a memória, o foco e a capacidade de resolver problemas. Para incentivar o aprendizado de inglês em crianças, é importante que o ensino seja divertido, contextualizado e respeite o ritmo de aprendizagem de cada um. A abordagem pode variar de acordo com a idade e o objetivo do curso, os alunos começam a se comunicar em inglês desde o primeiro dia de aula. A formação possui diversos benefícios para as crianças, como exercitar o cérebro, ampliando as conexões neurais e estimulando as funções cognitivas. O aprendizado de inglês na infância facilita a fluência e a desenvoltura no idioma, construindo habilidades de comunicação, como a capacidade de alternar idiomas e é muito importante para a comunicação global, já que está inserido no nosso dia a dia.

Informática

Mais do que aprender a “mexer no computador”, os alunos desenvolvem pensamento lógico e autonomia para executar tarefas escolares com mais eficiência e criatividade. Voltado a crianças com idade entre 7 e 11 anos que queiram aprender desde cedo a utilizar ferramentas e conceitos importantes relacionados ao computador, é indicado para quem já tem interesse na área e deseja ampliar seu conhecimento. Nesse curso, os pequenos entram em contato com os principais conteúdos relacionados ao universo da informática, de uma forma lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades com sistema operacional, componentes do computador, internet, Excel, PowerPoint, Paint, Word, e-mail entre outros. Também é uma excelente ferramenta de auxílio nos estudos, especialmente para a realização de trabalhos escolares.

“Quando a aprendizagem acontece de forma prática, divertida e conectada com a realidade da criança, o conhecimento flui com mais facilidade e significado. Cursos como Robótica, Inglês e Informática despertam autonomia, entusiasmo e mostram que aprender pode ser leve, transformador e cheio de propósito”, conclui a franqueada.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe