Do campo aos negócios: como o agro está presente na cultura pop e inspira rede de bares que tem como sócio o cantor e compositor Luan Pereira
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 27 de junho de 2025
Unindo música sertaneja, gastronomia rústica e identidade rural, os bares temáticos se apresentam como fenômeno de entretenimento e ganham espaço, como na rede Agrobar, que prevê faturar R$ 60 milhões em 2025
De símbolo de produtividade, o agro passou a representar um estilo de vida. Hoje, a estética rural, a moda country, os rodeios, os festivais de música sertaneja e o chamado “agronejo”, mistura entre o sertanejo universitário e o funk/pop compõem um movimento cultural que invadiu as cidades, redes sociais e agora os negócios. Todo esse movimento ocorre porque o agronegócio brasileiro nunca esteve tão em alta, e não apenas no campo. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a agropecuária cresceu 12,2% no primeiro trimestre de 2025, sendo o principal motor para o avanço de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional no período. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento da economia foi de 2,9%, e cerca de 25% desse resultado veio diretamente do agro. Mais do que impulsionar a economia, o setor tem influenciado também o comportamento do consumidor, o estilo de vida urbano e novas formas de entretenimento e consumo. O que antes era apenas símbolo de produtividade no campo, hoje se traduz em moda, música, eventos e negócios. Foi neste cenário que surgiu o Agrobar, uma rede de bares temáticos com um clima rústico e inspirado na vida do interior. Fundada em 2023, no Paraná, pelos empresários Pedro Elero e João Paulo Albuquerque, em parceria com o cantor sertanejo Luan Pereira, a marca faz parte da Fancore Group — a primeira franchise venture builder do mundo. Com um conceito que une gastronomia e entretenimento, o Agrobar traduz a cultura do campo para um modelo de negócio urbano e escalável. Em menos de dois anos, já são 14 unidades em cinco estados, e a meta é chegar a 50 até o fim de 2026. Em 2024, a rede faturou R$ 12,5 milhões, e a expectativa é crescer 525% neste ano, com projeção de faturamento em torno de R$ 60 milhões.
De acordo com Pedro Elero, fundador e diretor de franquias da Fancore Group, o objetivo do negócio é criar um espaço que, de fato, se conecte com o público local. “Queremos diminuir a distância entre o campo e a cultura, criando um ponto de encontro autêntico para quem vive e respira o agronegócio. É a nossa forma de valorizar a potência do interior e oferecer o entretenimento que ele realmente merece”, afirma.
Para conseguir levar essa proposta às unidades, a rede firmou, em 2024, uma parceria com o cantor e compositor Luan Pereira, que se tornou sócio e garoto-propaganda. Além disso, o escritório Agroplay atua como sócio estratégico, apoiando em várias frentes, desde influenciadores por meio da Agroplay Digital, eventos, ativações e ações conjuntas que reforçam o posicionamento da marca no universo sertanejo e agro, a partir da união das marcas.
Segundo o cantor Luan Pereira, a entrada como sócio do Agrobar representa a oportunidade de transformar o negócio em um verdadeiro ponto de encontro da cultura sertaneja. “Investir no Agrobar, para mim, é mais do que entrar no ramo de bares é criar um ponto de conexão entre tudo que eu acredito: música, gente e raiz. O Agrobar não é só um lugar para se divertir e beber, é uma experiência. É onde a cultura sertaneja, a vibe do interior e o clima de festa se encontram com o melhor do entretenimento. Quando o público vai a um Agrobar e sente essa energia com boa música, ambiente acolhedor e identidade forte ele não tá só se divertindo, ele tá vivendo a marca. A gente não quer ser só mais um bar. Queremos ser referência”, afirma.
Com foco em fortalecer a presença nas principais capitais brasileiras, e em regiões estratégicas do país, como São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, além da expansão internacional no Paraguai, o Agrobar investe na temática do agro, e apresenta bebidas exclusivas, como o Agrobeer, cerveja artesanal e o Agrochopp. No cardápio, os lanches Agro Burger, Agro Chicken e Agro Bruto trazem receitas especiais com aquele sabor típico do interior.
Segmento de bares focados em entretenimento crescem no Brasil
Outro fator que explica o sucesso do Agrobar está no próprio mercado de entretenimento. Um estudo da Datahub mostrou que o número de bares focados em entretenimento cresceram 826% entre 2018 e 2024 de 1.711 para 15.853 estabelecimentos no Brasil. Isso revela uma mudança clara no comportamento do consumidor, que quer experiências completas, onde música, ambiente temático e convivência se juntam à gastronomia e bebida. “Identificamos essas mudanças referente ao comportamento dos consumidores, que buscam viver uma experiência completa ao saírem para se divertir”, finaliza Pedro.
Sobre o Agrobar
Fundado em 2023, no estado do Paraná, o Agrobar é uma rede de bares com um quê de fazenda e uma pegada rústica e raiz, que integra a Fancore Group, a primeira Franchise Venture Builder do mundo. O bar temático combina um ambiente descontraído, atendimento de qualidade e um cardápio exclusivo, com produtos próprios e receitas que valorizam o sabor autêntico e conta com o cantor sertanejo Luan Pereira como sócio e embaixador da marca. Com mais de 14 unidades em operação em 5 estados brasileiros, a rede pretende fechar 2025 com 50 unidades confirmadas, reforçando sua presença no setor de franquias com um conceito original que une gastronomia, entretenimento e cultura agro.
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