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Do cafezal à inovação: como a mineira Vanessa Vilela transformou o café em um império de beleza
Por Tomio Group

Do cafezal à inovação: como a mineira Vanessa Vilela transformou o café em um império de beleza

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de julho de 2025

Vanessa Vilela, traçou o seu empreendedorismo investindo em um formato de negócios inovador que tem como foco uma experiência única de imersão no universo do café

A paixão pelos cosméticos vem desde a infância e a inspiração para os produtos nos cafezais do sul de Minas Gerais, essa foi a combinação perfeita para inspirar a realização do sonho que deu origem à marca pioneira na utilização do café na indústria de cosméticos, a Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais. Esta rede de franquias oferece uma operação inédita desde a sua fundação, apostando em um formato de negócios inovador: “2 em 1”, já que reúne duas operações em um único espaço, utilizando o café como o carro-chefe para os produtos.

Presente em 8 estados, a marca permite que os franqueados tenham duas fontes de renda em uma única operação: uma cafeteria completa e uma loja de cosméticos, explorando todo o universo do grão, conhecido como “ouro negro” do Brasil. Cerca de 40% de toda a produção global de café é proveniente do solo brasileiro, sendo Minas Gerais, São Paulo e Paraná os principais estados cafeicultores. Atualmente, a Kapeh conta com mais de 20 unidades e, até 2026, pretende alcançar 100 franquias comercializadas. Em 2024, a empresa faturou R$ 5 milhões.

Imersão no universo do café

Com a mensagem “o café como você nunca viu”, a marca traz inovação e uma imersão na bebida para os clientes. Essa experiência vai desde uma degustação com variados tipos de preparo do grão, até os cosméticos que têm como base de sua composição o fruto ainda verde.

Na cafeteria é possível saborear a manteiga de café, desenvolvida exclusivamente pela Kapeh, o produto possui cremosidade e um sabor suave do grão, harmoniza perfeitamente com o croissant e pão de queijo disponíveis no cardápio. Além disso, é possível viver uma experiência com a degustação de diferentes tipos de preparo dos cafés especiais de diferentes produtores para entender as nuances, cor, textura, intensidade, corpo e sabores que cada grão possui, preparados nos métodos prensa francesa, coado, expresso, hario V60 e Aeropress. O menu também oferece bolo caseiro de fubá e sobremesas, tais como cookies e brownie.

Na linha de cosméticos, a marca oferece 200 itens destinados para mulheres, homens e crianças, além de itens para casa, como difusor de ambiente, gel creme antissinais com proteção solar, mousse de limpeza facial, esfoliante para o corpo, perfumes, sabonetes em barra para banho, gel creme pós barba, cafés especiais (moído, em grão e em cápsula), entre outros. Todos os cosméticos são fabricados com o grão verde do café, provenientes da fazenda Rancho Fundo, localizada no sul de Minas Gerais.

Com o lema de investir continuamente em inovação e na qualidade do produto, extraem as matérias-primas dos grãos de café verde padronizados, com certificação e rastreabilidade, garantindo aos franqueados que entreguem produtos de muita qualidade para seus consumidores.

O café como combustível

A farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela, fundadora e CEO da marca, nascida e criada em Três Pontas, Minas Gerais, sempre se dedicou aos estudos. Passou em primeiro lugar em arquitetura na Universidade Federal de Mato Grosso (USMT), mas escolheu cursar Farmácia, por ser o curso mais alinhado ao seu sonho de menina. Seguindo sua trajetória, Vanessa trabalhou por quase sete anos em manipulação farmacêutica. Em 2007, resolveu deixar o emprego para empreender no seu sonho investindo R$ 500 mil e durante três anos se dedicou a pesquisas e no desenvolvimento de sete produtos que compõem a linha tradicional, artigos ainda em disponíveis no portfólio, focando as vendas em canais multimarcas, como farmácias, spas e salões de beleza.

Em 2007, a Kapeh foi lançada e rapidamente ganhou visibilidade na mídia por conta das premiações, aumentando as vendas e despertando o interesse de novos consumidores. Uma aposta visionária, considerando o setor de saúde, beleza e bem-estar que fechou o 4º trimestre de 2023 com crescimento de 17,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Em 2010, Vanessa ficou entre as 10 melhores empreendedoras do mundo no prêmio Empretec Women in Business Award, promovido pela ONU e seguiu com uma sequência de premiações, como o Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela Confederação Nacional da (CNI), Young Global Leader (YGL), pelo World Economic Forum, que reconheceu os mais notáveis jovens líderes globais; Rising Talent (Talento em Ascensão) pelo Women’s Forum for The Economy & Society, finalista do Prêmio WEPs Brasil 2021 – Empresas Empoderando Mulheres (ONU MUlheres), entre outros.

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