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Desafios econômicos e oportunidades para empresas que investem em transformação automotiva
Por Raytec

Desafios econômicos e oportunidades para empresas que investem em transformação automotiva

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de novembro de 2025

No ambiente da transformação automotiva, empresas especializadas encontram espaço para crescer ao entregar soluções de alto valor agregado, customização certificada e serviços técnicos contínuos

O estudo Global Automotive Aftermarket Trends, publicado pela BusinessWire em 2022, oferece um panorama claro da evolução do setor. A pesquisa projeta que o mercado global de pós-venda automotivo ( aftermarket ) alcançará aproximadamente US$ 559,9 bilhões até 2030. Esse crescimento é um reflexo direto da crescente digitalização e complexidade dos veículos modernos. Nesse cenário de transformação, surge um espaço significativo para empresas especializadas que conseguem integrar tecnologia, inovação, engenharia e visão de futuro.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, até 2030, cerca de 45% do valor de um carro virá exclusivamente de softwares e sistemas digitais, logo, quem acompanha a tecnologia sai na frente. É neste cenário que o Grupo Raytec vem se consolidando como referência nacional em projetos customizados e soluções tecnológicas para atender a um público cada vez mais exigente.

A transformação automotiva vive um momento econômico distinto da indústria de veículos de série: aqui, o valor está na especialização. Cada projeto envolve engenharia aplicada e exclusiva, testes, certificações e integrações de sistemas, o que cria essa barreira de entrada e diferenciação real. Deste modo, as empresas que investem neste segmento trabalham com ticket médio mais alto e cadeia de valor mais longa, por entregar uma solução, e não apenas um produto.

“Observa-se que a eletrificação, a telemetria e os serviços conectados estão criando uma nova fronteira de demanda, especialmente em segmentos que exigem alta performance, rastreabilidade e confiabilidade. Conversões e customizações para projetos de ambulâncias, veículos de segurança pública e utilitários refrigerados, por exemplo, exigem engenharia certificada e processos precisos, nos quais atuamos com expertise”, explica Jonatas Matos, CEO do Grupo Raytec.

Para Matos, a tendência é clara, “a combinação entre transformação automotiva e novos modelos de negócios, baseados em serviços devem sustentar as margens e acelerar a adoção desse tipo de tecnologia”, destaca. É necessário que haja uma oferta integrada que envolva conversão, manutenção especializada e apoio técnico contínuo, a fim de reduzir riscos para o consumidor final.

De olho nessa tendência de transformação global, o Grupo Raytec reforça seu compromisso em desenvolver soluções mais robustas e seguras. “Combinamos inovação e tecnologia brasileira a favor de uma mobilidade mais inteligente e preparada para o futuro”, finaliza o executivo.

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