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Culinária oriental cresce no Brasil e impulsiona inovação e oportunidades no food service
Por Divulgação

Culinária oriental cresce no Brasil e impulsiona inovação e oportunidades no food service

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de julho de 2025

Com mais de 13 mil restaurantes especializados, comida asiática se mostra como oportunidade para empreendedores do setor alimentício

De acordo com a Data Driva, no último ano foi registrado a existência de mais de 13 mil restaurantes de comida asiática no Brasil, sendo que, até o mês de setembro de 2024, os pedidos deste tipo de alimento movimentaram R$ 1.6 bilhão, correspondendo a um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2023, conforme apurado pela empresa de pesquisa de mercado e opinião pública Mosaiclab.

Neste cenário, em que a popularidade da cozinha oriental está se intensificando, empreendedores brasileiros têm enxergado mais oportunidades para se consolidar no mercado alimentício. Tal fato pode ser observado na expansão de empresas como o Grupo Harõ, holding de franquias detentora das marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, que já registrou crescimento de 39% apenas entre abril e junho deste ano.

O crescimento da rede segue a tendência do mercado, principalmente porque segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação faturou R$ 48,167 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 13,6% na receita e de 6,2% no volume de operações em todo o território nacional. Além da culinária diversificada, um fator que favorece o crescimento das empresas do ramo são os modelos dinâmicos que contribuem para a maximização da eficiência operacional, como, por exemplo, o de dark kitchen, espaço exclusivo para o preparo de refeições para a entrega.

Para Fernando Andrade, sócio-fundador e Diretor Comercial do Grupo Harõ, que opera com pedidos para delivery e retirada no balcão, o modelo de dark kitchen é um dos grandes responsáveis pelo crescimento exponencial da empresa. “Este formato enxuto nos permite trabalhar com várias marcas em uma única estrutura de modo que a gente atende diferentes perfis de consumidores, otimizando os ativos e aproveitando integralmente os recursos nas operações”, explica o executivo.

Outro fator que alavanca os negócios no food service é a praticidade que o delivery de comida proporciona aos consumidores. De acordo com um estudo da Ticket, empresa de benefícios de alimentação, 40% dos brasileiros utilizam o serviço de entrega de comida, sendo que 11% da população pede delivery de uma a duas vezes por semana.

Segundo o empreendedor, o sistema de entrega atende diretamente a demanda de conveniência que torna-se mais urgente conforme a realidade cada vez mais ágil e dinâmica do dia a dia. “O público quer desfrutar de experiências gastronômicas de alta qualidade no conforto de seus lares e nós nos dedicamos a proporcionar isso. Por meio do delivery possibilitamos que os clientes experimentem o melhor da culinária oriental sem precisarem sair de casa”, comenta.

Em ascensão no mercado, a culinária asiática tem ganhado destaque nas plataformas de serviço de entrega e não apenas em horários de almoço e jantar. Em 2024, o sushi, juntamente com o sashimi e o temaki, figurou entre os 6 pratos mais pedidos do iFood, somando cerca de 4 milhões de aquisições entre janeiro e setembro, sendo que 60,8 mil entregas foram feitas no período da manhã e 326,5 mil de madrugada.

No que diz respeito à satisfação do cliente em relação ao delivery, Andrade afirma que o maior desafio está além da técnica. “Criar uma conexão emocional dos colaboradores com o processo todo é o mais difícil. Para garantir a excelência em todas as etapas, é essencial que cada um cuide de sua parte com dedicação e atenção aos detalhes”, finaliza.

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