NAvegue pelos canais

Como proteger a pintura do veículo? 5 dicas para não cometer erros
Por Freepik

Como proteger a pintura do veículo? 5 dicas para não cometer erros

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de setembro de 2025

Lavagem adequada, cera e selante são bons aliados para a manutenção do veículo

Mais do que estética, a pintura do carro atua como uma barreira de proteção contra corrosão e danos externos, preservando também o valor de revenda do veículo. Com o tempo, a exposição aos raios ultravioletas, a poluição, fezes de aves, galhos de árvores e até lavagens inadequadas, podem comprometer o brilho e a integridade da camada protetora.

Para Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar , uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, proteger a pintura é um investimento que evita prejuízos futuros e polimentos corretivos.

“Assim como é de costume fazer uma revisão no carro, trocar os pneus e se atentar a parte mecânica, cuidar da pintura também é preciso e são os pequenos descuidos que aceleram o desgaste e reduzem o brilho do carro”, explica Marco, que separou 5 dicas essenciais para manter o veículo impecável:

Lavagem adequada

Evite detergentes domésticos, que removem a camada de cera protetora. Use produtos próprios para esse tipo de superfície ou opte por fazer a limpeza a seco, que além de eficiente e prática para remover sujeiras, também evita o desperdício de água.

Proteja contra o sol

A exposição excessiva à radiação UV pode causar o desbotamento da cor da pintura do carro, deixando-o com uma aparência opaca e envelhecida. Além disso, pode acelerar o processo de oxidação da coloração, o que leva a manchas e corrosão.

“É possível encontrar no mercado uma super cera que cria uma película de proteção sobre a lataria, vedando os microporos da pintura. Isso reduz os danos causados pela exposição aos raios solares, sendo ideal para quem costuma deixar o carro estacionado ao ar livre durante todo o dia. Para quem já está com a tintura do veículo prejudicada, é possível fazer o polimento para reavivar a cor e o brilho da lataria, além de eliminar riscos”, diz Lisboa

Remova sujeiras

Fezes de pássaros, partículas de árvores, respingos de asfalto e manchas de insetos devem ser removidos rapidamente, pois contêm agentes ácidos que podem marcar a pintura se ficarem por muito tempo.

Faça aplicação de selante

O selante sintético tem durabilidade maior e resistência extra na lataria. A reaplicação varia entre dois e seis meses e reforça a proteção da pintura.

Use acessórios de qualidade

Panos ásperos ou sujos provocam microarranhões no veículo. Prefira toalhas de microfibra limpas e macias, e troque-as regularmente para evitar contaminação cruzada.

Para Marco Lisboa, o segredo está na prevenção: “Cuidar da proteção contra UV e da manutenção do veículo não só prolonga a vida útil dos componentes, como também ajuda a manter a estética em boas condições. Quanto menos a camada de verniz sofre, mais tempo o carro mantém a aparência de novo”, reforça.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe