Como manter o carro limpo em tempos de crise hídrica?
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de outubro de 2025
Com reservatórios no menor nível desde 2015, limpeza a seco como alternativa ecológica e eficiente, poupa até 300 litros de água por lavagem.
A crise hídrica voltou a preocupar os paulistas. Segundo dados da Sabesp, o nível de água armazenada nos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo recuou em agosto para 38,4%, o menor patamar desde a crise de 2015, quando os reservatórios chegaram a menos de 10%. O cenário acende o alerta não apenas para o consumo doméstico, mas também para os hábitos do dia a dia, como a lavagem de veículos.
Enquanto uma limpeza convencional pode gastar mais de 300 litros de água, soluções sustentáveis, como a lavagem a seco, são as melhores opções nessa situação. É o caso da KoalaCar, rede de microfranquias especializada em limpeza a seco de veículos.
“Os motoristas precisam repensar sua relação com a manutenção do carro diante da crise climática. Produtos biodegradáveis e zero consumo de água, oferecem uma alternativa eficiente em tempos de escassez hídrica. Contar com um profissional especializado nesse tipo de lavagem faz toda a diferença”, explica Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar.
Além da preservação ambiental, a limpeza a seco também traz benefícios ao veículo. O processo forma uma película protetora sobre a pintura, ajudando a repelir poeira e reduzir a necessidade de limpezas frequentes.
“Lavar o carro com mangueira é um hábito que não cabe mais em cidades que enfrentam risco de desabastecimento. Com essa opção, é possível manter o veículo limpo, valorizado e protegido, sem desperdiçar um recurso tão essencial como a água”, afirma Marco.
Em meio ao cenário crítico dos reservatórios, alternativas como a limpeza a seco ganha força como aliadas do consumidor e do meio ambiente. Confira quatro dicas práticas para colocar esse hábito em prática:
Escolha o produto correto
Use apenas produtos específicos para limpeza a seco automotiva. Eles contêm agentes encapsuladores que envolvem a sujeira e evitam riscos na pintura
Divida o carro em partes
Trabalhe em áreas pequenas, como primeiro o capô, depois portas, teto, etc. Assim, o produto não seca antes de ser removido, garantindo melhor acabamento.
Use panos de microfibra
Prefira microfibras limpas e macias. Elas ajudam a reter a sujeira sem arranhar a superfície. Separe panos diferentes para pintura, vidros e interior.
Aplicação correta
Borrife o produto a cerca de 20 cm da superfície. Aguarde alguns segundos para que ele envolva a sujeira e, em seguida, passe o pano com movimentos retos e evite movimentos circulares para não riscar.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação