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Como fazer sua marca ser lembrada mesmo em meio a milhares de concorrentes
Por jannoon028 no Freepik

Como fazer sua marca ser lembrada mesmo em meio a milhares de concorrentes

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de novembro de 2025

Com mais de 20 anos de experiência em franchising, CEO da rede de salão de beleza, Linda Todo Dia, Juliana Domingues compartilha dicas para se tornar uma marca forte e reconhecida

Em um cenário de alta competitividade, a reputação das empresas se tornou um dos principais fatores de diferenciação. Segundo a pesquisa “Voz do Consumidor 2024”, da PwC Brasil, que coletou opiniões de mais de 20 mil consumidores em 31 países, entre eles, o Brasil, confiança e credibilidade continuam sendo pilares fundamentais na decisão de compra. Os brasileiros valorizam marcas que demonstram coerência entre discurso e prática e tendem a se manter fiéis a empresas que transmitem segurança e propósito. Essa percepção reforça que, para ser lembrada em meio a milhares de concorrentes, uma marca precisa ir além da eficiência: deve cultivar autenticidade, consistência e conexão genuína com o público.

No competitivo setor da beleza, a identidade de marca se torna um diferencial poderoso. Segundo levantamento do Sebrae, entre janeiro e setembro de 2023 foram registrados mais de 143 mil novos microempreendedores individuais (MEIs) neste segmento — uma média de 524 novos negócios abertos por dia. “Em um cenário onde tantas empresas competem pela atenção do público, ser diferente é o que dará destaque para sua marca. Ter uma identidade forte não é luxo, é questão de sobrevivência”, afirma Juliana Domingues, sócia-fundadora e CEO da Linda Todo Dia, rede de salões de beleza voltada a todos os perfis de mulheres.

A especialista compartilha três dicas para criar uma identidade bem-posicionada diante da visão do consumidor:

  • Comece com um propósito
  • Antes de abrir um negócio, é fundamental responder à pergunta: “Por que essa marca será criada?” O propósito é o que dá sentido à existência da empresa — é ele que define quais dores de mercado ela pretende resolver e quais diferenciais vai oferecer.

    “Definir um objetivo é determinar a essência da marca e a imagem que ela transmite aos colaboradores e aos clientes”, explica Juliana.

  • Tenha consistência
  • Ser constante em todas as áreas da empresa — da qualidade dos serviços à comunicação com clientes e funcionários — é o caminho para o sucesso. A consistência não apenas fortalece a imagem da marca no mercado, mas também garante o bom funcionamento interno do negócio.

    “Quando se é constante, cria-se uma boa reputação, gerando maior reconhecimento e confiança dos clientes”, comenta Juliana.

  • Envolva seu público
  • Uma identidade sólida também se constrói com escuta ativa. Entender como o público percebe a marca permite ajustar o posicionamento e reforçar valores.

    “No Linda Todo Dia, por exemplo, 40% da base dos clientes é formada por mulheres acima de 60 anos. Desenvolvemos pacotes e assinaturas estratégicas que incluem retoques de pintura, cortes e outros serviços, sempre pensando em oferecer a melhor experiência possível”, exemplifica Juliana.

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