Com Selic alta e dólar volátil, internacionalizar é a jogada estratégica das franquias brasileiras em 2025
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de julho de 2025
Referência em higienização de estofados, Clean New comprova essa tendência, já que conta com 14 unidades no exterior e planeja presença em todos os continentes
Enquanto alguns setores seguem enfrentando os efeitos da Selic elevada e câmbio instável, o franchising brasileiro aposta em novos territórios para ampliar o faturamento e fortalecer as marcas. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações no exterior cresceu 26,3% de 2022 para 2023 e a tendência é que esse movimento siga acelerado em 2025 e sirva como alternativa estratégica diante do cenário desafiador da macroeconomia.
Uma das marcas em destaque nesse movimento é a CleanNew, rede baiana especializada em blindagem e higienização de estofados. A marca já soma 14 operações internacionais em países como Estados Unidos, França, Kuwait, Espanha, Colômbia, Dubai e Angola, e projeta presença em todos os continentes nos próximos anos. As unidades representam 25% do faturamento total da rede, que em 2025 deve ser de R$45 milhões.
Atuando no modelo home based e com fabricação própria de produtos, a rede aposta em mercados dolarizados e emergentes, aproveitando a crescente demanda global por serviços de cuidado e conservação residencial e automotiva. Segundo Fritz Paixão, CEO e fundador, a decisão de investir fora vai além da expansão territorial. “A internacionalização proporciona ganho de reputação, acesso a investidores internacionais e chancela de qualidade para franqueados e clientes brasileiros. Cada unidade que abrimos no exterior reforça o valor da nossa marca aqui no Brasil e aumenta nosso poder de negociação com fornecedores e investidores. Expandir para fora do país não é só abrir campo, é blindar o negócio contra os ciclos econômicos locais e se posicionar em mercados com moeda forte”
A CleanNew figura entre as dez franquias brasileiras com maior número de operações fora do país, segundo a ABF. “Acreditamos no mercado brasileiro, mas entendemos que diversificar também é necessário para a expansão que almejamos para o negócio. Nosso plano é seguir crescendo aqui e lá fora, aproveitando o melhor dos dois mundos”, finaliza Fritz.
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