NAvegue pelos canais

Casa pronta para o Carnaval: como fazer uma limpeza rápida, prática e eficiente antes e após a folia
Por Divulgação

Casa pronta para o Carnaval: como fazer uma limpeza rápida, prática e eficiente antes e após a folia

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de janeiro de 2026

Com organização e foco nos ambientes certos, é possível preparar a casa para a festa sem perder tempo e sem descuidar da higiene

O Carnaval é um dos períodos mais movimentados do ano e, seja para quem vai viajar, receber amigos ou simplesmente aproveitar o feriado em casa, preparar o lar com antecedência é fundamental para garantir conforto e bem-estar. A boa notícia é que não é necessário enfrentar horas de faxina pesada para deixar tudo em ordem. Com planejamento, técnica e produtos adequados, ela pode ser rápida, prática e altamente eficiente.

De acordo com Welington Rodrigo Zanon, especialista em limpeza da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, em Ituverava (SP) o primeiro passo é concentrar esforços nos ambientes de maior circulação, como sala, cozinha e banheiros. “Na sala, a recomendação é iniciar pela organização de objetos e, em seguida, remover a poeira de móveis e superfícies com um pano levemente umedecido em solução de água e detergente neutro, suficiente para eliminar sujeiras leves e marcas do dia a dia. Isso já garante um aspecto visual agradável e sensação imediata de cuidado com o ambiente”, afirma Zanon.

Na cozinha, que tende a acumular mais resíduos, o cuidado deve ser um pouco mais criterioso. Bancadas, pia e fogão podem ser higienizados com detergente neutro aplicado com esponja macia, sempre respeitando o tipo de material da superfície. “A finalização com um pano limpo e seco é ideal para evitar manchas e marcas de água. Já a lixeira merece atenção especial, com higienização interna e externa com uma mistura de um litro de água e 20 ml de água sanitária, para evitar odores durante o feriado. Uma cozinha limpa antes do Carnaval evita transtornos e facilita a rotina nos dias seguintes”, destaca o porta-voz.

Vaso sanitário, pia, torneiras e box devem ser limpos com mais frequência, usando produtos adequados para remoção de sujeiras e resíduos, como limpador específico para banheiro, desinfetante líquido com ação bactericida e, quando necessário, água sanitária diluída conforme as instruções do rótulo. “Após essa higienização, finalize com um desinfetante, garantindo também a eliminação de germes e bactérias, além do cheirinho agradável de frescor”, diz Zanon. “A desinfecção é uma etapa indispensável, especialmente em ambientes úmidos e de uso frequente”, completa o especialista.

Outro ponto importante é o piso da casa, que pode ser limpo com produtos específicos para cada tipo de revestimento, evitando soluções inadequadas que possam danificar o material. A limpeza deve ser sempre feita após a remoção do pó, garantindo melhor resultado. Manter janelas abertas durante o processo ajuda na ventilação, acelera a secagem e deixa os ambientes mais agradáveis. “Quando esse processo é feito de forma correta, com produtos adequados e atenção aos detalhes, o lar fica protegido e acolhedor”, diz Zanon.

Após os dias de folia, a atenção deve se voltar especialmente para os pisos, que costumam acumular resíduos como glitter, confetes, restos de maquiagem e sujeiras trazidas da rua. “Minha recomendação é iniciar sempre com a remoção do excesso de partículas secas, utilizando vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, evitando espalhar ou riscar as superfícies. Em seguida, a higienização deve ser feita com pano ou esfregão levemente umedecido e detergente neutro, suficiente para remover resíduos sem agredir o material. Para pisos frios, como porcelanato e cerâmica, produtos específicos para o revestimento ajudam a eliminar manchas e devolver o brilho. Já em pisos laminados ou de madeira, o uso excessivo de água deve ser evitado, priorizando limpadores próprios para esse tipo de material”, orienta Zanon.

Dica extra do especialista

Para quem vai pular Carnaval e tem pouco tempo, ou disposição, para cuidar da casa, optar por um serviço profissional pode ser a melhor escolha. Além de otimizar a rotina, a limpeza especializada utiliza técnicas e produtos adequados para cada ambiente, preservando superfícies e garantindo um cuidado mais profundo com o lar antes e depois da folia”, finaliza o especialista da Maria Brasileira.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe