NAvegue pelos canais

Carnaval 2026: dicas práticas para planejar o roteiro ideal e aproveitar o feriado
Por Imagem de marymarkevich no Freepik

Carnaval 2026: dicas práticas para planejar o roteiro ideal e aproveitar o feriado

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de janeiro de 2026

Com alta demanda de viagens durante o período, organização antecipada é essencial para aproveitar sem imprevistos

O Carnaval de 2026 promete movimentar o turismo em diferentes lugares do Brasil. Com um dos feriados mais disputados do calendário, o período é ideal tanto para quem busca festas e grandes eventos quanto para quem prefere viajar com mais tranquilidade, longe da folia. Independentemente do perfil, planejamento será a palavra-chave para evitar imprevistos.

Segundo Marco Lisboa, CEO da 3,2,1 GO!, rede de franquias especializada em experiências completas para destinos nacionais e internacionais, antecipar decisões faz toda a diferença na experiência final da viagem: “o Carnaval concentra alta demanda por passagens, hospedagem, festas e camarotes. Quem se organiza com antecedência consegue economizar e montar um roteiro mais elaborado, com opções para todos os bolsos”, afirma.

Confira 5 dicas essenciais para planejar o seu roteiro de Carnaval 2026:

O quanto antes, melhor

O Carnaval não é um feriado comum, e grandes capitais como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, recebe milhões de turistas brasileiros e estrangeiros. Isso significa comprar passagens com antecedência, definir hospedagem estratégica e prever filas, trânsito e aeroportos cheios.

“Passagens, hotéis e atrações entram em dinâmica de alta demanda até mesmo semanas antes. É preciso planejar a programação o quanto antes e para quem não tem esse tempo, contratar um agente de viagem pode ser a melhor solução com ótimo custo-benefício”, explica Marco Lisboa. Isso significa comprar passagens com antecedência, definir hospedagem estratégica e prever filas, trânsito e aeroportos cheios.

Considere a logística

Um destino pode ser incrível no papel, mas inviável no Carnaval. Para quem deseja descansar, as regiões que concentram muitas festas e blocos de rua não são as melhores opções: “Localização, deslocamento e tipo de programação são decisivos. Às vezes, trocar o ‘destino dos sonhos’ por uma alternativa próxima garante uma experiência muito melhor”, afirma o especialista. Essa avaliação evita horas perdidas em trânsito, overbooking, alimentos e drinks superfaturados e frustrações.

Estruture um roteiro diário

Improvisar custa caro, por isso, tenha anotado os lugares que deseja conhecer, as datas e horários dos blocos que deseja ir e como fazer essa logística com antecedência.

“Cada dia precisa ter um plano claro: o que fazer, onde comer e como se locomover . E o descanso também deve estar no roteiro. Separe de um a dois dias, ao menos, para relaxar”, orienta Lisboa. Roteiros bem desenhados reduzem filas, evitam deslocamentos desnecessários e aumentam o aproveitamento do tempo.

Se antecipe

Durante o Carnaval, deixar decisões para a última hora significa pagar mais e ter menos opções.

“Ingressos para festas e camarotes, shows, transfers e experiências premium precisam ser comprados antes da viagem. Além de economia, isso garante acesso às atrações mais desejadas”, destaca Marco.

Documentação e seguros

Esses itens também fazem parte do planejamento. Separe os documentos necessários, feche um seguro-viagem e leve medicamentos essenciais para os dias de viagem.

“Um passaporte perto do vencimento, uma identidade que você não sabe por onde anda ou um seguro inadequado, não são detalhes burocráticos, são itens estratégicos e podem inviabilizar toda a viagem”, alerta.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe