Automação no WhatsApp: o segredo para sair na frente na Black Friday
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de outubro de 2025
CEO da VendaComChat aponta como uso estratégico da ferramenta pode aumentar a velocidade de resposta, personalizar ofertas e garantir vantagem competitiva
Reconhecida como a principal data do varejo, a Black Friday é marcada por altos volumes de vendas, aumento de tráfego e até recordes de faturamento. Para este ano, a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o setor fature um total de R$13,34 bilhões no período. Em um cenário em que cada segundo conta, o WhatsApp se consolida como o principal canal de vendas e relacionamento com o cliente, principalmente na data. De acordo com o Panorama de Vendas 2024, elaborado pela RD Station, 70% dos profissionais de vendas consideram a plataforma o meio mais eficaz de contato com o consumidor.
Segundo Marcos Schütz, CEO da VendaComChat, licenciadora especializada em automação no WhatsApp, enquanto muitas empresas ainda enfrentam dificuldades por depender de respostas manuais, quem aposta nessas ferramentas ganha velocidade, consistência e dados estratégicos para aprimorar a experiência do consumidor. “A automação é o que garante que nenhuma oportunidade escape. Quando o cliente é atendido com agilidade e proatividade, ele sente confiança na marca. E é exatamente essa eficiência em atender bem, com escala e inteligência que faz uma empresa se destacar em datas de grande volume de vendas”, afirma o executivo. Para ele, alguns fatores são cruciais para o êxito dos empreendedores durante o período. O especialista destacou pontos que fazem a diferença para quem quer sair na frente. São eles:
Aposte em alertas inteligentes e comunicação proativa
A programação de mensagens automáticas permite criar uma espécie de comunicação direta com o consumidor antes mesmo das promoções começarem. É possível enviar alertas sobre o lançamento de ofertas relâmpago, avisos de estoque limitado e notificações de produtos mais vendidos, por exemplo. Isso mantém o cliente aquecido e preparado para agir rapidamente quando as promoções entram no ar.
Eficiência no pico de atendimentos
Na data, quando o volume de mensagens dispara, a tecnologia atua como um filtro de eficiência operacional, agendando respostas automáticas, confirmações e lembretes, aliviando a carga das equipes e garantindo que nenhum cliente fique sem retorno. Essa organização digital que mantém a experiência de atendimento consistente e ágil é um grande diferencial, impactando diretamente a fidelização e reputação da marca.
Pós-venda e feedback em tempo real
Mais do que vender, é preciso cultivar o relacionamento após a compra. Enviar mensagens de agradecimento personalizadas e solicitar feedback logo após o atendimento são práticas simples, mas poderosas que podem transformar o comprador de ocasião em cliente recorrente. “O pós-venda bem executado é o que transforma a data em uma oportunidade de retenção. Usar automação para agradecer e ouvir o cliente demonstra cuidado e abre espaço para aprimorar o atendimento em tempo real”, afirma Schütz.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação