Automação no varejo deve alcançar US$ 64 bi até 2030 e impulsiona modelo sem atendentes
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de setembro de 2025
O segmento deve crescer quase 13% ao ano; rede líder em mercados autônomos, market4u, mira faturar R$ 1 bilhão até 2028
O varejo vive uma revolução silenciosa. Novos hábitos de consumo, tecnologias de autoatendimento e operações mais enxutas estão redesenhando a forma de comprar. Nesse cenário, os mercados autônomos despontam como um dos formatos mais promissores, combinando conveniência, tecnologia e funcionamento ininterrupto.
Segundo a Fortune Business Insights, o mercado global de automação no varejo deve ultrapassar US$ 64 bilhões até 2030, avançando a uma taxa média anual de 12,9%. A expansão é ancorada por inovações como inteligência artificial, sensores e visão computacional, que permitem operar pontos de venda 24 horas por dia, sem atendentes e com gestão totalmente digital.
No Brasil, a curitibana market4u lidera o segmento na América Latina, com mais de 2.200 unidades instaladas em condomínios residenciais e corporativos de 170 cidades. A meta para 2028 é ousada, chegar a 5 mil lojas e faturar R$ 1 bilhão.
O modelo combina conveniência para o consumidor e eficiência para o operador. Sistemas de IA monitoram estoques em tempo real, ajustam o mix de produtos conforme o perfil de cada ponto e otimizam rotas de abastecimento. Sensores e câmeras inteligentes garantem segurança e funcionamento autônomo, enquanto o pagamento é realizado pelo aplicativo, em poucos segundos.
“O mercado autônomo é a síntese do varejo moderno, tecnologia, proximidade e eficiência. Não é apenas um canal de vendas, mas um novo jeito de consumir, que se encaixa no ritmo da vida urbana e no modelo de operação que o empreendedor busca”, afirma Eduardo Córdova, CEO e sócio-fundador da market4u.
A operação é 100% gerenciável a distância. Os franqueados podem acompanhar vendas, estoques e performance por dashboards online. Por meio do aplicativo da marca, o consumidor libera o acesso a geladeiras com bebidas alcoólicas mediante verificação de idade. Além disso, o super app oferece promoções exclusivas, baseadas no perfil de cada consumidor, assim como uma rede social do condomínio.
Entre as inovações mais recentes está o market4u Ads, que transforma cada ponto de venda em um canal de mídia. Telas digitais exibem campanhas segmentadas por geolocalização e perfil de consumo, alinhando-se a uma tendência global conhecida como retail media. “Com baixo custo operacional, escalabilidade e alto potencial de expansão, o varejo autônomo também atrai incorporadoras e investidores que entendem que a presença dos minimercados valoriza também os imóveis”, conclui Córdova.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação