NAvegue pelos canais

Após pico de vendas, empresas buscam estratégias para fidelizar consumidores, especialista explica
Por freepik

Após pico de vendas, empresas buscam estratégias para fidelizar consumidores, especialista explica

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de janeiro de 2026

Com o fim das datas comemorativas, fidelizar clientes passa a ser prioridade estratégica para pequenas e médias empresas

Após picos de consumo impulsionados por datas como Natal e Black Friday, empresas voltam suas atenções para um desafio estratégico: manter o vínculo com o cliente e converter compras ocasionais em relacionamentos duradouros. No Brasil, a conquista e a retenção de consumidores figuram entre os principais entraves para pequenas e médias empresas desde o início das operações. Levantamento da Serasa Experian mostra que, para três em cada dez PMEs, esse é o maior desafio na fase inicial do negócio, percentual que se mantém elevado mesmo após a consolidação da empresa, sendo apontado por 32% dos empreendedores. Para Surama Jurdi, especialista em varejo e experiência do consumidor, CEO e fundadora da Surama Jurdi Academy, ecossistema global de educação empresarial, investir no fortalecimento do relacionamento com o cliente tornou-se um dos principais diferenciais competitivos no mercado atual.

Para a mentora, o erro mais comum é tratar a venda das datas comemorativas como um fim, quando deveria ser apenas o começo de um relacionamento estratégico. “Em períodos de intensa competitividade, o varejo atrai não apenas as pessoas habituais, mas também novos compradores. Quando a equipe está preparada para fornecer um atendimento rápido, personalizado e cuidadoso, mesmo diante de promoções e grande fluxo de consumidores, fortalece-se a conexão emocional com a marca. Por exemplo, ao educar os colaboradores sobre o perfil do público, produtos em destaque e estratégias de relacionamento, cada cliente se sente reconhecido. Essa experiência positiva incentiva o retorno à loja após a campanha, promovendo fidelização, aumento do ticket médio e fortalecimento da reputação”, comenta.

Surama destaca que a retenção já começa no momento da primeira compra. “Empresas que entregam uma experiência memorável, com comunicação clara, pós-venda estruturada e propósito bem definido, aumentam significativamente as chances de recompra”, explica. Entre as principais estratégias indicadas pela especialista estão:

1 – Relacionamento contínuo

Construído a partir da oferta de conteúdos relevantes e alinhados às necessidades do cliente, comunicação personalizada em diferentes pontos de contato e um acompanhamento pós-venda. O envio de dicas personalizadas ou descontos no aniversário de uma loja de roupas, por exemplo, são ações básicas esperadas pelo consumidor. A diferença está em ir além do convencional, criando experiências únicas que fortalecem o vínculo com o cliente e geram valor efetivo.

2 – Experiência do cliente

Vai muito além da entrega do produto ou serviço. Envolve um atendimento humanizado, com suporte eficiente e atenção a cada etapa da jornada de compra, reforçando a confiança, diferenciando a marca no mercado e aumentando as chances de retenção e recomendação. Como um e-commerce que compartilha atualizações em tempo real sobre o status do pedido, oferece chat online para dúvidas imediatas e entra em contato após a entrega para verificar a satisfação do cliente.

3 – Programas de fidelização e comunidade

Essas ações criam uma relação mais próxima e duradoura com o público. Ao oferecer benefícios exclusivos, reconhecimento e experiências diferenciadas, há o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Uma prática básica, por exemplo, é uma cafeteria ter programa de pontos com descontos após cada compra ou enviar convites para eventos exclusivos. No entanto, para se destacar é necessário desenvolver estratégias criativas e disruptivas, como a co-criação de produtos com os clientes.

4 – Análise de dados e comportamento

Monitorar os indicadores é essencial para compreender o que o consumidor realmente precisa após a compra, como volume de vendas, ticket médio durante campanhas, retenção, recompra e satisfação do cliente por meio de feedbacks. Como uma loja de eletrônicos que analisa os produtos mais comprados e os comentários de cada um, ajusta promoções conforme preferências e envia recomendações personalizadas.

Para Surama, o foco das organizações deve estar na entrega de valor e na construção de marcas sólidas. “Preço atrai, mas é a conexão que retém. Negócios que crescem com resultados sustentáveis entendem que o público fiel é resultado de estratégia. As datas comemorativas são excelentes portas de entrada, entretanto a verdadeira transformação acontece quando a empresa aprende a manter o consumidor ativo, satisfeito e engajado ao longo do ano”, conclui.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe