Abrir uma franquia de serviços domésticos é lucrativo? Conheça 5 vantagens!
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de setembro de 2025
Com a rotina cada vez mais corrida dos brasileiros, os serviços domésticos deixaram de ser luxo e se consolidaram como uma necessidade.
Limpeza residencial, cuidados com idosos, passadoria de roupas e até pequenas manutenções passaram a ser terceirizados por famílias que buscam praticidade, segurança e profissionalismo.
Esse cenário tem impulsionado o crescimento das franquias de serviços domésticos no país, um segmento que alia alta demanda com baixo investimento inicial.
A seguir, especialistas e dados de mercado ajudam a compreender por que este modelo de negócio vem atraindo tantos empreendedores nos últimos anos!
1. Mercado em expansão constante
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de limpeza e conservação cresceu 16,3% no 1º trimestre de 2025 comparado com o mesmo período em 2024, impulsionado pela alta demanda por serviços de limpeza.
2. Baixo investimento inicial com melhor custo-benefício
Diferentemente de segmentos como alimentação ou varejo, as franquias de serviços domésticos não exigem grandes estruturas físicas.
Inclusive, muitas delas podem ser operadas no modelo home office, o que reduz custos de operação e proporciona mais qualidade de vida e flexibilidade para os empreendedores.
3. Rápido retorno financeiro
Por atender a uma necessidade recorrente, como é o caso da limpeza e manutenção de casas e empresas, esse tipo de franquia tende a gerar fluxo constante e recorrente de clientes.
Isso encurta o prazo de retorno do investimento, tornando o negócio atrativo para quem busca resultados mais imediatos.
4. Apoio e treinamento da franqueadora
O modelo de franquia reduz riscos porque garante suporte constante ao franqueado.
Esse apoio vai desde a capacitação da equipe interna e das profissionais parceiras até o fornecimento de sistemas de gestão. Além disso, a franqueadora estabelece padrões de qualidade que fortalecem a operação em qualquer região do país.
5. Impacto social e geração de oportunidades
Além de atender a uma demanda recorrente, essas franquias desempenham um papel importante na proteção do trabalho doméstico, oferecendo oportunidades e treinamentos para profissionalizar o setor.
Isso fortalece comunidades e cria vínculos de confiança com os clientes.
O papel da Maria Brasileira nesse mercado
Fundada em 2013, a Maria Brasileira se consolidou como a maior rede de serviços de limpeza e cuidados do Brasil.
Com mais de 500 unidades espalhadas em todos os estados do Brasil, a marca foi eleita “Franqueadora do Ano” pela ABF em 2024, reconhecimento dado à melhor franquia do ano, dentre todos os segmentos, que reforça a credibilidade e força no franchising.
Além disso, a rede se diferencia por oferecer um portfólio amplo que vai de serviços residenciais a soluções empresariais, além de investir em tecnologia para facilitar o agendamento com aplicativo e um e-commerce disponível 24h por dia.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso a serviços profissionais de limpeza, ao mesmo tempo em que geramos oportunidades de empreendedorismo em todo o país”, afirma Juliana Pitelli, Sócia e Diretora de Expansão da rede.
Ao unir demanda recorrente, baixo custo inicial e suporte estruturado em todas as etapas de operação e direcionado ao sucesso do franqueado, as franquias de serviços, em especial a Maria Brasileira, são uma oportunidade estratégica para quem deseja investir em um negócio sólido, com receita recorrente e de alta relevância social.
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