5 sinais de que seu tapete precisa de uma limpeza profissional urgente
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 18 de novembro de 2025
Presentes em praticamente todos os ambientes, os tapetes são sinônimo de conforto e elegância. No entanto, apesar da aparência sofisticada, exigem atenção constante, pois as fibras podem acumular ácaros, fungos e impurezas que nem sempre são visíveis a olho nu. Assim, mesmo parecendo limpo, pode abrigar resíduos que afetam a saúde e reduzem sua durabilidade. Além da manutenção diária feita com aspirador de pó, a higienização profissional é recomendada pelo menos a cada seis meses.
De acordo com Fritz Paixão, CEO e fundador da CleanNew, uma das maiores redes de higienização e conservação de estofados do Brasil, a limpeza vai muito além da estética. “Muitas vezes, o que está em jogo é a qualidade do ar e o bem-estar de quem convive naquele espaço. A higienização adequada elimina agentes e prolonga a vida útil dos tecidos, preservando o conforto e a segurança do ambiente”, afirma Fritz.
O profissional listou cinco dos principais sinais de que seu tapete precisa de uma limpeza profissional urgente. São eles:
Odor persistente: Se o cheiro ruim do objeto é perceptível e exala em todo o ambiente, é sinal de alerta. Por isso, não adianta limpar com aspirador ou produtos perfumados, pois o mal cheiro permanecerá. Isso é sinal de acúmulo de microorganismos e umidade nas fibras, combinação perfeita para a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar alergias e problemas respiratórios. Para evitar odores, a melhor forma é blindar. A blindagem cria uma camada invisível que protege a fibra de umidade, mofo e sujeira, além de conter um fator de proteção UV que ajuda a proteger a cor do material.
Manchas: As manchas antigas de líquidos, gordura ou sujeira acumulada exigem técnicas específicas e seguras para extração e neutralização, que só uma limpeza profissional é capaz de realizar sem agredir as fibras. A limpeza caseira é indicada no caso de manchas pontuais, e a indicação é o uso do spray Magic Clean, uma espuma que dissolve a sujeira sem a necessidade de encharcar o tapete. Ela ajuda nas emergências, mas se for uma mancha profunda, é necessário um profissional.
Alergias e espirros mais frequentes: Quando alguém da casa começa a espirrar com frequência ou apresenta irritações na pele e nos olhos, o tapete pode ser um dos vilões. Os ácaros se alimentam de células mortas da pele e se multiplicam em locais úmidos e pouco ventilados e o tapete é o abrigo ideal quando não é limpo de forma correta.
Alteração na textura ou na cor: Tapetes que perdem o toque macio, apresentam rigidez ou desbotamento podem estar cheios de sujeira e resíduos. Além de comprometer a aparência, isso acelera o desgaste das fibras e reduz a vida útil do material. A higienização profissional devolve o brilho original e restaura a sensação de novo.
Espaço longo desde a última limpeza: por mais limpo que o ambiente aparenta estar, a recomendação é realizar higienização profissional periódica, pelo menos três vezes na semana. Em casas com animais de estimação, crianças ou alto fluxo de pessoas, esse intervalo deve ser ainda menor, a cada seis meses. Isso ajudará a remover impurezas profundas e criar uma camada de proteção que facilite a manutenção no dia a dia. Contudo, quando está blindado, pode ser realizada a cada ano.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação