Agência 99
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de outubro de 2022
Por Agência 99
A cada dia, a mobilidade no Brasil é transformada pelo crescimento do número de veículos elétricos em circulação pelo País. Essa mudança não ocorre apenas devido a ampliação da oferta de veículos, mas também por conta do desenvolvimento de toda a rede de suporte, que consiste em mais pontos de abastecimento, benefícios e facilidades na hora de adquirir e locar essa categoria de automóveis, entre outros.
Esse processo de transformação fica claro com ações como a da Aliança Sustentável pela Mobilidade, uma iniciativa liderada pela 99 e que inclui importantes empresas do segmento.
Recentemente, o Brasil conquistou a marca de mais de 100 mil veículos eletrificados, de acordo com números apurados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A quantia ainda representa uma parcela pequena na frota brasileira, estimada em 111.446.870 veículos, segundo dados consolidados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021. Entretanto, essa marca demonstra um avanço para o desenvolvimento de um segmento tão importante que está em expansão em todo o mundo.
Só para ter uma ideia, a ABVE registrou a comercialização de 23.033 veículos leves até 26 de julho, alta de 31% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Evolução do setor
Os números demonstram tanto o avanço quanto o potencial para o desenvolvimento do segmento de veículos de baixa emissão no País.
“O Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar”, disse Adalberto Maluf. Após a divulgação do balanço, ele pediu licença do cargo de presidente da ABVE, assumido na sequência por Antônio Calcagnotto.
Para incentivar a transição de veículos a combustão para veículos elétricos, Adalberto Maluf destacou a necessidade do desenvolvimento de uma política nacional para tratar do tema.
Ações
Por meio, através da Aliança Sustentável pela Mobilidade, a 99, empresa de transporte por aplicativos, atua para aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos no Brasil para que representem 10% das vendas até 2025 (hoje o índice é de 2%).. Ao lado de outras companhias, a 99 também pretende criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do app com carros elétricos até 2030.
Segundo a 99, assim como o 99 Loc e o Kit Gás, o projetointegra o Driver Lab 99, um centro de inovações que impactam o ecossistema de motoristas parceiros e parceiras.
Recentemente, a aliança ganhou um novo membro: a Enel X Way, linha global de negócios do Grupo Enel dedicada ao tema.
Agora são 11 empresas parceiras, sendo cinco delas ligadas ao setor de energia (Enel X Way, Ipiranga, Raízen, Tupinambá e Zletric). O grupo também conta com montadoras (Caoa Chery e BYD), locadoras (Movida e Unidas) e um banco, o BV.
De acordo com a empresa, o nome Aliança não é por acaso. É preciso de um esforço coletivo e de tempo para ocupar as ruas com carros elétricos, uma vez que o modelo possui um valor superior aos convencionais.
Dessa forma, junto com a 99, as empresas parceiras vão discutir formas para impulsionar toda a infraestrutura necessária à eletrificação da frota brasileira, como a criação de postos públicos de recarga e a diminuição das barreiras para a aquisição de carros elétricos.
“Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem os custos com combustível em até 75%”, afirma o diretor do DriverLAb da 99, Thiago Hipolito.
Compromisso
Segundo Hipólito, o fato de o aplicativo ter 750 mil motoristas parceiros em atuação fornece grande escala para incentivar a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção: “a gente é capaz de girar toda a indústria e favorecer o consumidor, seja ele condutor de app ou não”.
A ideia é unir a indústria – incluindo setores de abastecimento, manufatura, locação e transporte por aplicativo – para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o ecossistema. Por exemplo, assim como os motoristas de aplicativo dependem das montadoras e locadoras para conseguir veículos, os automóveis dependem de combustível – é um ciclo.
“Temos experiência no mercado chinês, onde operamos mais de 30% de todas as estações de carregamento públicas por uma rede de parcerias. Esse conhecimento é vital para planejar a infraestrutura no Brasil”, conclui Hipolito.
Leia também
-
Agência 99 Aliança inédita visa democratizar carro elétrico no Brasil
9 de maio de 2022Por Agência 99 Com o propósito de impulsionar produção, adoção e infraestrutura para veículos sustentáveis no Brasil, grandes empresas do setor
Saiba Mais -
Agência 99 Descubra a magia do inverno em Porto Alegre
26 de julho de 2023Capital gaúcha, Porto Alegre é conhecida por sua rica cultura, arquitetura encantadora e paisagens deslumbrantes. No inverno, a cidade ganha um charme especial, com temperaturas amenas e
Saiba Mais -
Agência 99 Documentos e chaves estão entre os itens mais esquecidos no transporte
28 de julho de 2022Por Agência 99 Quem nunca esqueceu algum item em um transporte público ou carro por aplicativo? Pois é, mas é preciso ficar atento. Os documentos são campeões
Saiba Mais