Agência 99
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de julho de 2023
Com objetivo de traçar quais comportamentos podem levar pessoas ao endividamento, a 99Pay, carteira digital da 99, conduziu uma extensa pesquisa com seus usuários. Segundo o levantamento, 32% dos que acreditam não ter educação financeira não conseguem pagar as despesas todo mês, enquanto 84% dos que dizem ter conhecimento financeiro conseguem pagar todas as contas e 57% ainda têm dinheiro sobrando ao final do mês.
Segundo o estudo, a educação financeira avança de acordo com a renda. Ou seja, 73% dos que ganham mais de R$ 3.194 afirmam ter conhecimento de como organizar o orçamento familiar, contra 43% dos que possuem renda mensal de até R$ 864. A 99Pay acredita que educação financeira é uma prioridade e investe em parcerias que facilitem o acesso ao conhecimento, como o curso gratuito fornecido pela edtech Barkus e realizado por meio de inteligência artificial via Whatsapp.
“Na 99Pay temos a missão de criar soluções que facilitem o dia a dia e que façam sentido para os usuários. Queremos ser um agente de transformação na vida das pessoas, democratizando o acesso à economia digital com responsabilidade, ferramentas e informações que auxiliem em seu planejamento financeiro”, explica Anselmo Baccarini, Diretor de Comunicação da 99Pay.
Outro dado que chama atenção na pesquisa é o percentual de pessoas que fazem planejamento financeiro e não conseguem segui-lo. Esse comportamento atingiu 14% dos usuários com conhecimentos em educação financeira:
– 18% acabaram comprando mais do que deveriam
– 22% não guardaram o excedente ao final do mês
– 16% não investiram da melhor forma.
Enquanto isso, pessoas de menor renda afirmaram não terem se planejado financeiramente no último ano – parcela que mais se beneficiaria do planejamento.
“Muitas vezes o consumo é influenciado pelo efeito de manada ou por pressões. Agimos a partir de dois sistemas: o primeiro é por impulso e o outro exige concentração, raciocínio e planejamento. A educação financeira foca no desafio de reduzir a distância entre intenção e ação e conseguir realizar as melhores escolhas, sempre que possível. Porém, o primeiro sistema a ser acionado no cérebro humano é o que age por associações e busca satisfação imediata, sem considerar consequências”, explica a psicóloga da economia Vera Rita de Mello Ferreira.
No intuito de buscar informações para aprender a cuidar de seu dinheiro, incluindo contabilidade, análise de mercado e investimentos, os usuários da 99Pay consideram o caminho digital a melhor opção. De acordo com a pesquisa, 25% deles apontaram o YouTube como formato favorito, seguido de cursos online (22%) e redes sociais (20%).
Curso gratuito de educação financeira na 99Pay
Comprometida em apoiar o usuário na sua jornada e com a finalidade de fazer o dinheiro dos brasileiros valer mais, a 99Pay disponibiliza um curso gratuito de educação financeira. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a carteira digital e a edtech Barkus. Com acesso gratuito, os interessados podem fazer o curso a partir do link: https://x.gd/ccvmi.
“A parceria com a Barkus está conectada com o compromisso da 99Pay de trabalhar de forma simples e descomplicada. É mais um passo para quebrarmos barreiras e avançar no acesso ao conhecimento financeiro”, reforça Anselmo.
A 99 acredita que o uso da tecnologia contribui para a educação financeira. Por isso, essa é uma das prioridades da 99Pay. Criada em 2020, durante a pandemia, a carteira é uma ferramenta de inclusão e aliada especialmente para a classe C. Diariamente, quem deixa dinheiro no saldo ganha uma bonificação equivalente a até 220% do CDI (3 vezes mais que o rendimento da poupança), considerando um saldo de até R$500,00.
Sobre a pesquisa
A pesquisa contou com uma amostra robusta de 3.219 pessoas cadastradas na 99Pay. O levantamento foi realizado em todas as regiões do país entre dezembro de 2022 e março de 2023. A carteira, atualmente, soma 12 milhões de usuários ativos nas mais de 3.300 cidades onde a 99 atua. Essa diversidade e capilaridade permitiram traçar um perfil amplo e identificar quais comportamentos podem levar ao endividamento. Para uma análise dos dados com profundidade, a pesquisa realizada dentro da 99Pay, contou ainda com a consultoria da doutora em psicologia econômica Vera Rita de Mello Ferreira.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da 99 Tecnologia Ltda
Leia também
-
Agência 99 Estudo da Fipe mostra impacto do transporte por app na economia
13 de agosto de 2021Por Agência 99 Apesar da crise provocada pela pandemia do coronavírus, os aplicativos se tornaram importantes para muitas famílias brasileiras. É o que demonstra um estudo
Saiba Mais -
Agência 99 Com opções para todos os gostos, SP é um “prato cheio” para o Dia das Mães
13 de maio de 2023Com a proximidade do Dia das Mães, muitos estão em busca de opções para comemorar a data. Em São Paulo, por exemplo, é grande a lista de passeios e restaurantes para aproveitar com elas da
Saiba Mais -
Agência 99 Conheça mulheres que assumiram a direção dos seus sonhos
9 de agosto de 2021Por Agência 99 Aos 54 anos, Eva Terezinha de Oliveira Trindade reconhece a importância de lutar para realizar os sonhos. Afinal, a moradora de Alvorada, na região metropolitana de
Saiba Mais