NAvegue pelos canais

Agência 99

99 faz ações para promover mais segurança, respeito e empatia no transporte

99 faz ações para promover mais segurança, respeito e empatia no transporte

Darry Lin/Pexels/Agência 99

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de junho de 2023

A 99 realiza durante o Mês do Orgulho diversas ações internas e externas para combater a LGBTQIAPN+fobia e promover segurança, respeito e mais empatia durante as corridas. As iniciativas incluem o envio de mensagens in-app com orientações sobre respeito às diferenças, a coloração dos carrinhos no mapa do aplicativo com as cores do arco-íris e treinamentos e palestras sobre temáticas relacionadas à diversidade.
O tema é pertinente e exige a atenção de todos. Em 2019, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no País, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.
Por sua vez, um levantamento realizado pela própria 99 revelou que a mobilidade é considerada como uma dificuldade para essa comunidade. Entre os entrevistados, mais da metade relatou a necessidade de atenção redobrada ao andar na rua, frequentar lugares públicos e utilizar meios de transporte.
Os dados da pesquisa mostraram que mais da metade dos participantes afirmou ter atenção redobrada ao andar na rua (57%), frequentar lugares públicos (55%) e utilizar meios de transporte (49%). O estudo também apontou que mais de dois terços concordam que pessoas LGBTQIAPN+ teriam mais chance de serem agredidas fisicamente na rua (79%), sofrer algum tipo de humilhação (78%) ou serem abordadas de forma violenta (63%).
“Sensibilizar e mobilizar as pessoas para que o respeito seja promovido é algo em que investimos constantemente e que deve prevalecer sempre. Temos ciência de que compreender as diferenças é fundamental, bem como incentivar a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+. Em nossa plataforma há espaço para as diferenças de raça, gênero, religião, orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social, local de moradia, entre outras e não toleramos qualquer caso de discriminação”, explica a Diretora de Customer Experience e Sponsor do 99Cores, Priscilla Ferreira.

Educação e conscientização

Para promover um ambiente seguro e acolhedor, a 99 investe em educação e conscientização de usuários, motoristas e motociclistas. A empresa desenvolveu o Guia da Comunidade 99 em parceria com o Instituto Ethos, que conta com um capítulo dedicado ao Respeito e traz orientações sobre quais comportamentos esperados pela plataforma, tais como tratar todas as pessoas com educação, independentemente da orientação ou da identidade de gênero, respeitar o nome social de pessoas transsexuais, não utilizar linguajar ofensivo e fazer brincadeiras, piadas ou comentários preconceituosos, entre outros.
A empresa também oferece cursos online e presenciais para todos os motoristas e motociclistas parceiros, com foco em diversidade e cidadania, além de disponibilizar profissionais especializados para oferecer atendimento humanizado e tomar medidas adequadas em casos de comportamentos contrários aos Termos de Uso.
A 99 reforça o compromisso de sensibilizar e mobilizar as pessoas para promover o respeito, compreender as diferenças e incentivar a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+. Na plataforma, há espaço para todas as diferenças e não é tolerada qualquer forma de discriminação.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe