NAvegue pelos canais

Agência Unico

Segurança digital nas Olimpíadas em Paris: especialistas alertam sobre os riscos
Conteúdo patrocinado

Segurança digital nas Olimpíadas em Paris: especialistas alertam sobre os riscos

Hert Niks / Pexels / Agência Unico

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de julho de 2024

Número de ataques cibernéticos este ano pode ser até 10 vezes maior do que os jogos em Tóquio; veja como se proteger na França ou em casa

Com o início das Olimpíadas em Paris 2024, tanto os espectadores presentes na França quanto os que assistirão aos jogos de casa precisam estar atentos aos riscos cibernéticos.

O número de ataques pode ser oito a 10 vezes maior do que os registrados em Tóquio em 2020, revela Leonel Conti, diretor de tecnologia da Redbelt Security, que se baseou em informações divulgadas pela equipe de segurança dos jogos olímpicos.

'As Olimpíadas de Paris enfrentam diversas ameaças cibernéticas significativas, incluindo ransomware, onde cibercriminosos podem criptografar dados críticos e exigir resgate para liberá-los', diz Vale lembrar que a segurança digital é uma responsabilidade compartilhada. Embora as empresas sejam responsáveis por proteger os dados dos usuários, cada um deve adotar medidas protetivas.

A engenheira Marina Carneiro, 28 anos, está de malas prontas para assistir aos jogos ao vivo. Apesar da animação, ela segue atenta à questão da segurança. 'Confio nos sites e endereços oficiais e pretendo me manter apenas neles. Não costumo postar nada que tenha nome completo e outros dados. Se postar, só com algo na frente tampando tudo ou boa parte da informação. Além disso, minhas redes são fechadas e costumo aceitar só as pessoas minimamente conhecidas, não aprovo estranhos', afirma.

Proteja seus dados durante os jogos olímpicos

Também vai embarcar para as competições na França? Então, adote algumas medidas de segurança, como a importância de manter todos os dispositivos atualizados com as últimas versões de aplicativos e patches de segurança. É indicado também utilizar senhas fortes e únicas para cada conta, além de habilitar a autenticação multifator sempre que possível.

'Nessas situações, a utilização de redes Wi-Fi públicas ou redes Wi-Fi abertas são o alerta, pois criminosos se aproveitam desse fato para criar redes falsas e forçar os dispositivos a se conectarem nessas redes', alerta Guilherme Bacellar, especialista e pesquisador de cibersegurança e fraudes da Unico, empresa especializada em identidade digital.

A dica, portanto, é preferir redes privadas e seguras, ou usar uma VPN para se proteger contra interceptações. Outro ponto importante é desativar conexões automáticas de Wi-Fi e bluetooth.

Durante grandes eventos como as Olimpíadas, é comum que criminosos tentem enganar as pessoas com mensagens fraudulentas ou Códigos QR que levam a sites falsos.

O especialista da Unico cita um exemplo comum: 'Imagine você chegar para ver um esporte e encontrar folhetos espalhados dizendo para ler o QRCode para acesso de um site onde é possível ver os resultados em tempo real, ou ganhar um papel de parede especial para aquela edição dos jogos. Ao ler o QRCode, você é levado a um site falso, bem-feito e bem desenhado. E fornece seus dados, como nome, passaporte, entre outros', diz.

Outro risco inclui o uso de estações públicas de carregamento de bateria, que podem ser comprometidas para hackear dispositivos. “Carregamento grátis da bateria do celular, nem pensar. Do outro lado pode haver um computador ou dispositivo que permite tentar hackear o aparelho', alerta.

Bacellar recomenda ainda fazer backups regulares dos dados importantes e estar atento a mensagens suspeitas ou a tentativas de phishing, onde os golpistas tentam ludibriar a vítima para ter acesso a informações sigilosas.

Já Conti aconselha evitar clicar em links maliciosos que exigem o download de aplicativos. 'Mais de 200 sites fraudulentos vendendo ingressos para eventos esportivos já foram detectados pela polícia francesa nos últimos meses', alerta.

Assistindo de casa

Não são apenas os presentes em Paris que devem se preocupar com segurança. Aqueles que assistirão aos jogos de casa, do trabalho ou até do barzinho também precisam adotar práticas de cibersegurança.

Nessa situação, é importante certificar se o roteador Wi-Fi está configurado com uma senha forte e que o firmware esteja atualizado. Além disso, cuidado com transmissões não oficiais por meio de plataformas de vídeo que podem conter propaganda maliciosa ou phishing.

Se estiver fora de casa, é importante ficar atento com a conexão utilizada nos estabelecimentos. 'Será bem comum redes Wi-Fi fraudulentas com nomes que remetam ao evento. Cuidado especialmente com e-mails, SMS e mensagens por plataformas de mensagens sobre o evento que prometem acesso a conteúdo exclusivo e prêmios', destaca o especialista e pesquisador da Unico.

Dicas de segurança digital para as Olimpíadas

Para garantir uma experiência segura durante as Olimpíadas 2024 em Paris, siga estas recomendações:

1. Mantenha seus dispositivos atualizados: Instale as últimas atualizações de software e patches de segurança;

2. Use senhas fortes e únicas: Combine letras, números e símbolos, e ative a autenticação multifator;

3. Cuidado com redes Wi-Fi públicas ou abertas: Prefira redes privadas e use uma VPN;

4. Proteja suas comunicações: Certifique-se de que está acessando sites seguros (HTTPS);

5. Seja cauteloso com links e downloads: Evite clicar em links suspeitos e só baixe arquivos de fontes confiáveis.

6. Faça backups regulares: Mantenha cópias de segurança dos seus dados importantes;

7. Desconfie de mensagens suspeitas: Cuidado com promessas de ofertas e prêmios incríveis;

8. Evite estações de carregamento público: Sempre leve uma bateria extra.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe