Agência Unico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de novembro de 2023
Levantamento da FGV com base em dados da Unico demonstra como a tecnologia traz eficiência aos processos e garante mais segurança na hora de provar que você é você
Seja na abertura de conta bancária, assinatura de documentos, compras on-line ou até em contratação de profissionais, a identificação digital por meio da biometria facial está cada vez mais integrada ao dia a dia dos brasileiros. Garantido mais segurança e eficiência em transações e situações cotidianas que exigem a comprovação da identidade.
Com base em dados da Unico – empresa brasileira de identidade digital – , estudo inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) constatou o uso crescente da identificação digital por meio da biometria facial nos últimos anos.
De acordo com a pesquisa, 226 milhões de transações foram realizadas no ano passado, contra 64 milhões em 2020, em uma fase pré-pandemia. Além disso, mais de 850 milhões de transações foram autenticadas via biometria facial entre 2018 e julho de 2023.
Mas de forma prática, quais são os serviços em que a população mais se beneficia da biometria facial? Certamente, os que são prestados pelo setor financeiro são um dos que mais se digitalizaram e avançaram no uso da biometria facial como forma de identificar seus clientes.
Se, por um lado, a tecnologia se aperfeiçoou, por outro, os tipos de fraudes e golpes também avançaram e esse cenário implica uma necessidade maior de proteger os dados e as transações dos usuários no meio online.
A biometria facial, junto a outras camadas de proteção, é uma das formas mais assertivas e seguras para proteger a identidade e os dados das pessoas no meio digital. Ela está presente no momento de abrir uma conta, solicitar crédito e outras diversas transações financeiras. De acordo com o estudo da FGV, o impacto indireto do maior uso da biometria facial foi de R$ 115 bilhões em fraudes evitadas somente em 2022.
Assim como contribui para evitar golpes, a tecnologia também facilita na hora de confirmar compras on-line legítimas, que anteriormente apresentavam um elevado grau de rejeição por dificuldade na identificação do consumidor.
Relevância para o mercado de trabalho
Nas áreas de recursos humanos das empresas, a biometria facial agiliza o processo de contratação dos profissionais, economizando tempo e reduzindo custos. Atualmente, tudo pode ser feito de forma remota e online.
Assim como agiliza os processos, a tecnologia também desempenha um importante papel para a geração de oportunidades e renda. Ainda de acordo com o estudo da FVG, 17 empregos formais na economia são gerados para cada 10 empregos diretos criados pela Unico.
Por sua vez, para cada R$10,00 de renda produzida na empresa, são adicionados outros R$13,20 à economia com gastos como alimentação, moradia, deslocamento, estudos e vestuário.
A avaliação da FGV também identificou os setores mais impactados por eventuais mudanças na demanda da Unico, sendo “Intermediação Financeira, Seguros e Previdência Complementar”, “Administração Pública, Defesa e Seguridade Social” e “Saúde Pública” os mais relevantes nesse aspecto.
“Compreender o papel do setor de desenvolvimento de sistemas e o impacto das tecnologias digitais na economia é fundamental para orientar políticas e investimentos que impulsionam o crescimento, a inovação e facilite a vida de empresas, governo e cidadãos”, afirma Paulo Alencastro, cofundador e vice-presidente de governança da Unico.
Benefícios da biometria facial
O Head de Comunicação da Unico, Pedro Henrique Oliveira, explica que a biometria facial identifica características únicas do rosto de uma pessoa para a autenticação. “As pessoas buscam praticidade e segurança em suas relações, principalmente no mundo digital. A biometria facial traz justamente isso. Com uma selfie, você consegue abrir uma conta no banco, realizar um procedimento, pagar um boleto, fazer uma compra on-line e sabe que tem a segurança de ser você que está ali”.
Segundo Oliveira, a identidade digital é crescente e necessária por alguns motivos. “As pessoas querem viver, ter acesso a bens e serviços e querem fazer isso com segurança. E não dá para a gente imaginar, olhando para o histórico que a gente tem, que as pessoas vão continuar, por exemplo, criando e decorando inúmeras senhas, anotando nos seus caderninhos. Isso é de um mundo 1.0”, destaca.
Nesse contexto, o executivo ressalta o valor da tecnologia na proteção dos dados. “Sua face é única. Não tem como você ter duas faces para o mesmo titular. Então, isso garante que o usuário possa ter a confiança de que a sua biometria, além de abrir portas, também é um cadeado. É como se fosse uma chave, que não é uma senha, não é um código, essa chave é a sua biometria facial”, finaliza Oliveira.
Impacto para a economia do país
Até por conta da relevância no cotidiano das pessoas, é possível imaginar o impacto que a ausência da biometria facial teria no país. De acordo com o levantamento da FGV, haveria uma perda no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de R$ 4,7 milhões caso a tecnologia fosse desligada por apenas um dia. Além disso, o impacto seria de R$ 550 mil em rendimentos dos trabalhadores.
Em um ano, o prejuízo seria na casa de R$ 1,6 bilhão no PIB. Esse montante subiria para R$ 8,6 bilhões em cinco anos sem o uso da biometria facial no país.
Com os números apurados pelo estudo, é possível constatar que a biometria facial se transformou em uma aplicação segura e robusta de autenticação da identidade em diversas transações no dia a dia das pessoas. Além de facilitar o cotidiano, agrega valor à economia, gera emprego e renda aos brasileiros.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.
Leia também
-
Agência Unico Pesquisa revela que benefício de educação é o segundo mais desejado por profissionais
28 de setembro de 2023Quase 90% dos profissionais brasileiros enxergam a qualificação profissional como caminho para melhores oportunidades no mercado de trabalho...
Saiba Mais -
Agência Unico De olho nos e-commerces, Unico fecha parcerias para otimizar pagamentos online
21 de novembro de 2023A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, anuncia uma nova estratégia de alianças com orquestradores como DEUNA, Tuna...
Saiba Mais -
Agência Unico Já está sonhando com a Black Friday? Confira seis dicas infalíveis para uma compra online segura
2 de outubro de 2023Outubro mal começou e já tem gente fazendo a lista dos itens de desejo para a Black Friday, que, neste ano, acontece em 24 de novembro...
Saiba Mais